1
resposta

Erro no C# Dev Kit

Olá, boa tarde!

Quando comecei o curso, baixei as extensões no VSCode e após tentar baixar o Dev Kit acabou dando um erro.


" The command could not be loaded, possibly because:

  • You intended to execute a .NET application: The application 'restore' does not exist.

  • You intended to execute a .NET SDK command:

    No .NET SDKs were found.

Download a .NET SDK: https://aka.ms/dotnet-download

Learn about SDK resolution: https://aka.ms/dotnet/sdk-not-found "


A partir daí fui atras de baixar o .NET V8.0.401 (versão mais recente) e não resolveu.

Junto desse erro vinha uma mensagem:


Unhandled exception. System.BadImageFormatException: Could not load file or assembly 'c:\Users\Leoso.vscode\extensions\ms-dotnettools.csdevkit-1.9.55-win32-x64\components\CPS\platforms\win32-x64\node_modules@microsoft\visualstudio-projectsystem-buildhost.win32-x64\Microsoft.VisualStudio.ProjectSystem.Server.BuildHost.dll'. Foi feita uma tentativa de se carregar um programa com um formato incorreto. File name: 'c:\Users\Leoso.vscode\extensions\ms-dotnettools.csdevkit-1.9.55-win32-x64\components\CPS\platforms\win32-x64\node_modules@microsoft\visualstudio-projectsystem-buildhost.win32-x64\Microsoft.VisualStudio.ProjectSystem.Server.BuildHost.dll'


Joguei no ChatGPT pra ver se ele dava uma luz do problema.

Dicas do ChatGPT:

  1. Verifique a Arquitetura do VSCode
  2. Reinstale a Extensão
  3. Remova a Extensão Manualmente
  4. Instale o SDK do .NET
  5. Verifique a Configuração do Projeto

Tentei tudo e nada adiantou.

Se alguém puder dar uma luz eu agradeço, pois estou quase desistindo aqui de acompanhar as aulas.

Estou tendando resolver esse erro do Dev Kit, pois estou tendo um erro no Final da Segunda aula que provavelmente é por conta disso e que está me impedindo de continuar o curso.


Assets\Scripts\Input\InputManager.cs(18,34): error CS0246: The type or namespace name 'InputAction' could not be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)


Local do erro no código:

private void OnJumpPerformed(InputAction.CallbackContext context) 
{
    OnJump?.Invoke();	
}

Se alguém puder me salvar eu agradeço.

Obrigado pela atenção!

1 resposta

Boa tarde, Leonardo! Tudo bem?

Recomendo que você utilize o Visual Studio em vez do Visual Studio Code, os nomes são parecidos, mas são editores de código são diferentes. Minha recomendação vez pelo fato do Visual Studio é o mesmo que está sendo utilizado durante o curso, mas vou apresentar as configurações que você deve fazer para programar um projeto Unity usando o Visual Studio Code.

  1. Acesso o Unity e baixe o pacote necessário para fazer a conexão do Unity como Visual Studio Code. O caminho para acessar o gerenciador de pacotes é "Window>Package Manager".

  2. Em "Edit" busque a opção "Preferencies" e depois "External Tools" e selecione o Visual Studio Code como o editor de código padrão.

    Tanto o passo 1 quanto o 2 você pode no GIF abaixo:

    GIF que demostra a configuração do Unity para utilizar o VSCode como editor de códigos padrão

  3. Por fim, acesse o Visual Studio Code e instalar a extensão do C# .

Espero ter ajudado e caso tenha mais dúvidas ou problemas, estarei à disposição.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.