Olá Erica, tudo bem?
Olhando para a função que você compartilhou, parece haver um problema com as condições da colisão. A verificação atual parece estar incorreta, o que pode causar comportamentos estranhos no jogo.
Vamos analisar a condição que você está usando:
if (xBolinha - Raio < Xraquete + ComprimentoRaquete && yBolinha - Raio < Yraquete + LarguraRaquete && yBolinha + Raio > Yraquete)
Com base na lógica da condição, parece que você está verificando se a bola está à esquerda da raquete (na horizontal) e se está dentro dos limites verticais da raquete. No entanto, essa lógica não é suficiente para detectar a colisão corretamente.
A condição correta para verificar a colisão entre a bola e a raquete no jogo Pong deve levar em consideração tanto a posição horizontal quanto a posição vertical da bola e da raquete. Aqui está um exemplo de uma condição corrigida:
if (xBolinha - Raio < Xraquete + ComprimentoRaquete &&
xBolinha + Raio > Xraquete &&
yBolinha - Raio < Yraquete + LarguraRaquete &&
yBolinha + Raio > Yraquete)
{
VelocidadeBolinhax *= -1;
}
Nesta nova condição, estamos verificando se:
- A posição horizontal da bola (xBolinha - Raio) está à esquerda da borda direita da raquete (Xraquete + ComprimentoRaquete).
- A posição horizontal da bola (xBolinha + Raio) está à direita da borda esquerda da raquete (Xraquete).
- A posição vertical da bola (yBolinha - Raio) está acima da borda inferior da raquete (Yraquete + LarguraRaquete).
- A posição vertical da bola (yBolinha + Raio) está abaixo da borda superior da raquete (Yraquete).
Certifique-se de que as variáveis usadas nessa condição (como xBolinha, Raio, Xraquete, ComprimentoRaquete, yBolinha, Yraquete e LarguraRaquete) estejam definidas corretamente em seu código.
Espero que isso ajude a resolver o problema da colisão no seu jogo Pong.
Se você tiver outras dúvidas, por favor, avise-me!