Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
11
respostas

Erro de conexão

Ao tentar conectar com o database do MySQL via Microstrategy workstation, a seguinte mensagem de erro é exibida:

(Database error <5>: Connect failed.Error type: Odbc error. Odbc operation attempted: SQLDriverConnect. [HY000:1045: on SQLHANDLE] [MySQL][ODBC 8.0(w) Driver]Access denied for user 'root'@'localhost' (using password: YES) [IM006:0: on SQLHANDLE] [Microsoft][ODBC Driver Manager] Driver's SQLSetConnectAttr failed)

Em uma mensagem no forum respondida por Maria Isabel foi citada a instalação do Driver via Microsoft Access Database Engine 2010 Redistributable e do ODBC para o MySQL. Fiz as duas instalações porém o erro persiste. Podem me ajudar?

11 respostas

Olá, Eduardo! Tudo bem?

Uma terceira opção de download (um tipo de Driver) é este. É o Driver como o primeiro, porém, na versão de 2016.

Além disso, algumas opções sobre as credenciais podem ajudar com o problema. Elas são:

  • Checar novamente se o usuário e a senha estão corretos;
  • Acessar como administrador;
  • Verificar se há problemas com a rede (caso o servidor estiver na nuvem, ele pode resultar em erros de conexão pela rede).

Se o erro persistir, pode me dar um retorno para olharmos mais a fundo o que está acontecendo, ok? :)

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Olá Maria Isabel, boa tarde, Permaneço com o mesmo problema. Estou rodando o Microstrategy em sua versão mais recente (11.3) dentro de um virtual box para que todos os testes sejam feitos em um ambiente isolado de outros softwares instalados na minha máquina.

Fora do Microstrategy a conexão ODBC está fuincionando: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Porém sempre quando tento estaberlecer a comunicação do MySQL com o Microstrategy, é apresentada a mensagem 'Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum driver padrão especificado': Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Pode me ajudar? Já agradecendo, Eduardo Meirelles

Opa, Eduardo, tudo bem contigo?

Você está usando qual sistema operacional na máquina virtual? É o Windows mesmo?

Pergunto isso pois mensagem diz que não identificou o caminho ou não há o Driver padrão (como a mensagem fala sobre o ODBC, é sobre esse Driver), portanto, dependendo do sistema operacional pode acabar sendo outro download.

Aguardo o retorno! :)

Fico no aguardo e à disposição

Olá Maria Isabel,m boa tarde! Estou usando o Windows 10 com todos os 'windows update's aplicados, ou seja, o SO está totalmente atualizado.

Complementando, nesta tela mostro na caixa em vermelho o drive ODBC configurado para o MySQL cujo teste foi ok neste aplicativo ODBC.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeNesta outra tela, do MicroStrategy, surge a mensagem 'Driver Certificado não encontrado', embora ele esteja configurado no ODBC, o que me leva a acreditar quie o MicroStrrategy não está encontrando o driver, mesmo ele estando configurado e ativo no ODBC do Windows 10.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Atenciosamente, Eduardo

Boa tarde!

Você escolheu a opção MySQL 8.x?

Além disso, um ponto importante a frisar é o desta aula, é necessário que o conector seja adicionado. Caso ele tenha sido, você pode tentar novamente, por favor? Pois é capaz que mesmo após tendo adicionado, o MicroStrategy não o reconheceu corretamente.

Se a dúvida ainda persistir, pode me retornar, ok?

Maria Isabel, Muito obrigado pela agilidade na sua resposta. Como baixei a versão mais atual do MySQL (8.0.34), selecionei a opção MySQL 8.x.

Quanto aos 'connectors', confesso que não me atentei para este detalhe. Porém, seguindo os passos da aula, quando clico em 'Procurar na Galeria' e seleciono 'connectors', o link (https://community.microstrategy.com/s/gallery?language=en_US&tabset-89baf=202df&tabset-4369e=202df) remete a uma tela na qual o MySQL não é mencionado, portanto não consegui dar sequência:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Pode continuar me ajudando? Atenciosamente, Eduardo

Olá Eduardo. Tudo bem?

O erro que você está enfrentando ao tentar conectar o MicroStrategy Workstation ao MySQL indica que há um problema na autenticação do usuário e na conexão com o banco de dados MySQL. O erro específico "Access denied for user 'root'@'localhost'" sugere que o usuário 'root' não tem permissão para se conectar ao MySQL a partir do localhost com a senha fornecida.

Aqui estão algumas possíveis soluções para resolver esse problema:

  1. Verificar Credenciais: Verifique se o nome de usuário e a senha que você está usando para a conexão estão corretos. Certifique-se de que não haja espaços extras antes ou depois das informações de login.

  2. Permissões do Usuário:

    Para verificar as permissões do usuário 'root', você precisará acessar o MySQL usando um cliente, como o MySQL Command Line Client ou um software de administração de banco de dados como o phpMyAdmin.

    Use o seguinte comando para verificar as permissões do usuário 'root':

    SHOW GRANTS FOR 'root'@'localhost';
    

    Isso mostrará as permissões que o usuário 'root' tem no banco de dados.

  3. Verificar o Host: Verifique a configuração do host especificado no MicroStrategy Workstation. Certifique-se de que seja realmente 'localhost' se você estiver tentando conectar-se ao MySQL no mesmo computador. Se estiver conectando-se a partir de um host remoto, verifique se o host está correto.

  4. Permissões de Acesso Remoto: Se você estiver tentando acessar o MySQL de um host remoto, certifique-se de que o usuário 'root' tenha permissões para se conectar a partir desse host. Isso envolve conceder permissões ao usuário 'root' para o host remoto. Use o seguinte comando para conceder permissões para um host remoto (substitua 'seu_host' pelo endereço IP do host remoto):

    GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'root'@'seu_host' IDENTIFIED BY 'sua_senha' WITH GRANT OPTION;
    
  5. Firewall e Porta: Verifique se o firewall do servidor MySQL permite tráfego na porta 3306, que é a porta padrão usada pelo MySQL. Certifique-se de que a porta não esteja bloqueada pelo firewall.

  6. Uso de Senha em Branco: Alguns sistemas permitem o uso de uma senha em branco para o usuário 'root'. Se isso for aceitável em seu ambiente, tente conectar-se sem fornecer uma senha. Caso contrário, é altamente recomendado usar senhas seguras.

  7. Driver ODBC: Certifique-se de que você está usando o driver ODBC correto e atualizado para o MySQL. Você pode baixar o driver ODBC para o MySQL diretamente do site oficial do MySQL ou de fontes confiáveis.

  8. Driver Manager ODBC: O erro "Driver's SQLSetConnectAttr failed" pode indicar um problema com o Driver Manager ODBC. Verifique se você está usando uma versão atualizada e compatível do Driver Manager ODBC. Você pode tentar reinstalar ou atualizar o Driver Manager ODBC para resolver possíveis problemas de compatibilidade.

Espero que algumas dessas soluções te ajude. Fico no aguardo e grande abraço!

Olá David, boa tarde,

Obrigado por responder. Testei os procedimentos indicados por você mas, infelizmente o problema de conex/ao permanece.

Não sei se você leu toda essa thread. Recaptulando as mensagensd trocadas com a Maria Isabel (acima), a mensagem de erro atual é:

*(Erro do banco de dados <5>: Connect Failed. Error type: Odbc error. Odbc operation attempted: SQLDriverConnect. [IM002:0: on SQLHANDLE] [ Microsoft] [ODBC Driver Manager] Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum driver padrão especificado) *

Estou rodando o Microstrategy/MySQL em uma máquina virtual Oracle VM Virtual Box justamente para deixar o ambiente isolado. A minha impressão (também mencionada nas mensagens acima) é que o Microstrategy simplesmente não está reconhecendo o driver, porque apresenta, na tela de conexão, a mensagem 'Driver Certificado não encontrado', embora (também conforme documentado acima) o teste de conexão dentro do aplicativo ODBC tenha dado Ok.

Pode me ajudar? Atenciosamente, Eduardo 21 9 8109 6880 (cel/whatsapp)

solução!

Olá, Eduardo! Tudo bem?

Agradeço a paciência por esperar uma resposta.

Fiz os mesmos procedimentos realizados em aula e cheguei no mesmo problema que você relatou.

Para resolvê-lo, eu adicionei o conector ODBC, na versão 8.0.28, através do instalador do MySQL.

Abaixo você pode conferir os passos realizados:

  1. Acesse o instalador do MySQL e clique no botão Add na direita.

    Captura de tela da tela inicial do MySQL Installer, com os componentes instalados e com o botão de adicionar um novo componente destacado com um retângulo vermelho, localizado no canto superior direito.

  2. Na tela de seleção dos conectores, clique na opção MySQL Connectors, depois em Connector/ODBC e, em seguida, em Connector/ODBC 8.0.

    Captura de tela da janela de Seleção de Produtos do MySQL Installer, contendo a listagem dos produtos, com destaque para o MySQL Connectors, mais especificamente o Connector/ODBC 8.0.

  3. Após expandir a opção Connector/ODBC 8.0, escolha a versão do conector que você deseja utilizar. No meu caso, escolhi a versão 8.0.28. Após clicar na versão escolhida, clique na seta verde ao meio para selecionar o conector para instalação. Após isso, clique em Next.

    Captura de tela da janela de Seleção de Produtos do MySQL Installer, contendo a listagem dos MySQL Connectors, mais especificamente o Connector/ODBC 8.0.28. No meio temos um botão em forma de seta que seleciona o produto destacado em vermelho.

    Captura de tela da janela de Seleção de Produtos do MySQL Installer, contendo a listagem dos MySQL Connectors, mais especificamente o Connector/ODBC 8.0.28 selecionado. No canto inferior direito temos o botão Next em destaque.

  4. Na janela de Instalação, clique em Execute:

    Captura de tela da janela de Instalação, com o Connector/ODBC 8.0.28 pronto para instalação. No canto inferior direito temos o botão Execute em destaque.

  5. Assim que a execução finalizar, clique em Next:

    Captura de tela da janela de Instalação, com o Connector/ODBC 8.0.28 instalado. No canto inferior direito temos o botão Next em destaque.

  6. Para completar o processo, clique em Finish. Com isso, finalizamos a instalação do conector ODBC do MySQL:

    Captura de tela da janela de Instalação Completa. No canto inferior direito temos o botão Finish em destaque.

 

Espero ter ajudado, Eduardo. Caso o problema continue, você pode entrar em contato novamente para tentarmos outra solução, beleza?

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Marcelo, funcionou!! A chave para a solução foi instalar o conector 8.0.28 do ODBC/MySQL. Muito obrigado!

Abraços, Eduardo

Fico feliz que tenha dado certo, Eduardo! :D

Bons estudos para você!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software