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Erro de Blueprint

Não consigo fazer o Blueprint, ao arrastar a imagem do Windows Explorer, a imagem não aparece no Plane. Poderia ajudar?

Estou utilizando a versão de estudante 2016.

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solução!

Olá Daniel, A versão 2016 ficou com o "drag and drop" desativada pela autodesk.

Então arrastar e soltar não funciona.

Elaborei algumas imagens para que você consiga seguir e resolver esse probleminha no max 2016.

Segue abaixo o tutorial:

ETAPA 01 - 1 - Aperte M para ativar o Material Editor - 2 - Selecione no menu "Modes" a opção "Compact Material Editor"

Seu "Material Editor" ficará assim:


ETAPA 02

  • 1 Agora selecione o primeiro slot com esfera cinza,
  • 2 Na parte abaixo, selecione quadradinho bem pequeno e na cor cinza bem escuro ao lado do nome canal "diffuse"


ETAPA 03

  • 1 Aparecerá o "Map Browser", nele você da dois cliques na opção "Bitmap" para carregar a imagem.

  • 2 Agora selecione a imagem do foguete e aperte "open"


ETAPA 03

  • A imagem foi carregada no nosso material, agora clique e arraste a esfera com a imagem do foguete para cima do plane e solte!

  • Aparente nada ira mudar, porem a imagem ja foi aplicada ao plane


ETAPA 04 - FINAL

Para que possamos ver a imagem na viewport: - Vamos no menu Views>Show Materials in Viewport As e selecionamos a opcao Realistic Materials with Maps

Nao deixe de comentar aqui se conseguiu resolver o problema.

Keep moving man!

Abs

Daniel,

Tudo acorreu conforme o explicado até a etapa 3, na etapa 4 eu tive um problema. Ao executar Views > Show Materials in Viewport As > Realistic Materials with Maps o plane fica transparente.

Não ficou claro para mim se a função drag and drop vem desativada por padrão no max16 ou seu ela foi completamente removida. Caso seja a primeira opção, não haveria como simplesmente ativa-lá?

Olá Daniel,

Ela vem bloqueado mesmo, não tem como simplesmente ativar essa opção, a versão anterior era só arrastar, na 2016 eles tiraram e 2017/2018 colocaram novamente.

Essa parte da transparência pode estar ligada a inúmeras coisas, desde sua placa de vídeo a opção de drive display do max.

Para solução momentânea, , mude para a opção Shaded Materials With Maps o terceiro de baixo para cima. Feito isso de uma rotacionada na cena e aguarde alguns segundos de delay e pronto.

A diferença entre eles e a qualidade da imagem, mas estamos usando uma blueprint simples e não afetará o projeto.

Porém, recomendo que baixe no site da autodesk a versão 2018 estudante, para não ter problemas com a compatibilidade dos arquivos disponibilizados pro curso.

De qualquer maneira aguardo seu retorno.

abs

Daniel,

Consegui visualizar escolhendo a opção Shaded Materials With Maps, porém a imagem ficou extremamente distorcida e não normalizou mesmo depois de rotacionar e esperar um tempo. Mudei a imagem do foguete para o folder de imagens padrão da Autodesk (baixada ao instalar o 3ds max) e aparentou resolver o problema. De qualquer forma estou instalando a versão 2018 para não ter mais esse tipo de problema no futuro.

Muito Obrigado!