Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Erro ao tentar baixar sqlite3

npm WARN deprecated @npmcli/move-file@1.1.2: This functionality has been moved to @npmcli/fs
npm ERR! code 1
npm ERR! path \\wsl.localhost\Debian\home\thaleseqb\repos\api-sequelize-orm\first-api-sequelize\node_modules\sqlite3
npm ERR! command failed
npm ERR! command C:\Windows\system32\cmd.exe /d /s /c node-pre-gyp install --fallback-to-build
npm ERR! '\\wsl.localhost\Debian\home\thaleseqb\repos\api-sequelize-orm\first-api-sequelize\node_modules\sqlite3'
npm ERR! CMD.EXE foi iniciado tendo o caminho acima como pasta atual.
npm ERR! N�o h� suporte para caminhos UNC. Padronizando para pasta do Windows.
npm ERR! node:fs:581
npm ERR!   return binding.open(
npm ERR!                  ^
npm ERR! 
npm ERR! Error: ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Windows\package.json'
npm ERR!     at Object.openSync (node:fs:581:18)
npm ERR!     at Object.readFileSync (node:fs:457:35)
npm ERR!     at Run.parseOpts [as parseArgv] (\\wsl.localhost\Debian\home\thaleseqb\repos\api-sequelize-orm\first-api-sequelize\node_modules\@mapbox\node-pre-gyp\lib\node-pre-gyp.js:181:37)
npm ERR!     at new Run (\\wsl.localhost\Debian\home\thaleseqb\repos\api-sequelize-orm\first-api-sequelize\node_modules\@mapbox\node-pre-gyp\lib\node-pre-gyp.js:90:8)
npm ERR!     at Object.<anonymous> (\\wsl.localhost\Debian\home\thaleseqb\repos\api-sequelize-orm\first-api-sequelize\node_modules\@mapbox\node-pre-gyp\lib\main.js:16:14)       
npm ERR!     at Module._compile (node:internal/modules/cjs/loader:1376:14)
npm ERR!     at Module._extensions..js (node:internal/modules/cjs/loader:1435:10)
npm ERR!     at Module.load (node:internal/modules/cjs/loader:1207:32)
npm ERR!     at Module._load (node:internal/modules/cjs/loader:1023:12)
npm ERR!     at Module.require (node:internal/modules/cjs/loader:1235:19) {
npm ERR!   errno: -4058,
npm ERR!   code: 'ENOENT',
npm ERR!   syscall: 'open',
npm ERR!   path: 'C:\\Windows\\package.json'
npm ERR! }
npm ERR!
npm ERR! Node.js v20.11.1

npm ERR! A complete log of this run can be found in: C:\Users\teqb9\AppData\Local\npm-cache\_logs\2024-03-11T18_48_09_787Z-debug-0.log
    
{
  "name": "api-express-sequelize",
  "version": "1.0.0",
  "description": "Repositório do curso de API com Node.js, Express e Sequelize",
  "main": "server.js",
  "scripts": {
    "test": "echo \"Error: no test specified\" && exit 1",
    "dev": "nodemon server.js"
  },
  "keywords": [],
  "author": "",
  "license": "ISC",
  "dependencies": {
    "express": "4.18.2",
    "sequelize": "6.32.1",
    "sequelize-cli": "6.6.1"
  },
  "devDependencies": {
    "eslint": "8.46.0",
    "nodemon": "3.0.1"
  }
}

É possível observar que o sqlite3 não foi instalado nas dependências e eu nao sei como resolver esse problema :(

4 respostas

Olá, Thales! Como vai?

O erro "Error: ENOENT: no such file or directory, open 'C:\Windows\package.json'" informa que não foi possível encontrar o arquivo package.json que é o responsável por conter as informações essenciais do projeto, principalmente as referências das dependências que você tem no projeto.

Notei que você até compartilhou as informações do seu package.json, contudo, o erro acima, normalmente, ocorre quando você executa um comando de instalação fora da pasta que contém esse arquivo.

Então, a correção para está situação é se certificar que está na pasta correta do projeto antes de executar um comando que necessita das referências dos arquivos presentes no projeto.

Caso não saiba como navegar entre pastas no terminal dê uma lida nesse artigo: CMD: dicas para trabalhar no prompt do Windows

Dica: em vez do CMD usado no artigo você pode usar o PowerShell, que é o mais novo terminal do Windows.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Entendi Armano, mas eu ainda não entendi essencialmente por que aconteceu esse erro sendo que as outras dependencias como sequelize foram instaladas com sucesso e além disso eu não entendi por que ele procurou o package.json no windows sendo que eu estou trabalhando no sistema wsl do meu computador :(

Opa, Thales!

Para que eu possa responder essas pergunta precisarei de mais informações, como o print do terminal que você tentou instalar o Sqlite3 apresentando o erro e o comando que você utilizou.

Fico no aguardo e à disposição
solução!

Fala Armano, eu acabei de verificar que estava com problemas referentes ao meu node, eu reinstalei o node e tentei novamente fazer a instação utilizando o comando npm install sqlite3@5.1.6 --save-exact conforme a Ju instruiu e parece que agora foi! Vou mais alguns testes e caso surjam mais dúvidas eu entro em contato novamente, muito obrigado!