Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida: Como o Sequelize teve acesso ao servidor?

Estou usando PostgreSQL, e aqui eu tenho dois servidores:

Um servidor é lá da faculdade e possui uma senha
O outro é o que eu uso normalmente para estudar e testar algumas coisas e também tem uma senha.

Eu abri o PostgreSQL após digitar o comando npx sequelize-cli db:migrate e percebi que foi criado as duas tabelas no Database que eu mencionei dentro do arquivo config.js

Porém eu não mencionei o nome do servidor e até pensei que eu teria que mencionar futuramente.

Mas mesmo sem mencionar, a tabela foi criada certinho, no database apontado no arquivo config.js.

Queria saber como ele descobriu que era para criar lá mesmo

1 resposta
solução!

Olá Leonardo! Como vai?

A sua dúvida é muito interessante e comum quando estamos começando a trabalhar com ORMs como o Sequelize. Quando você executa o comando npx sequelize-cli db:migrate, o Sequelize utiliza as configurações definidas no arquivo config.js ou config.json do seu projeto para se conectar ao banco de dados.

Esse arquivo de configuração geralmente contém informações sobre o ambiente de desenvolvimento, como o nome do banco de dados, o usuário, a senha, o host e o tipo de banco de dados que você está usando (no seu caso, PostgreSQL). Mesmo que você não tenha especificado o servidor explicitamente no comando, essas informações já estavam configuradas no arquivo de configuração, permitindo que o Sequelize soubesse para onde enviar as migrações.

Por exemplo, um arquivo config.js pode ter uma estrutura semelhante a esta:

module.exports = {
  development: {
    username: "seu_usuario",
    password: "sua_senha",
    database: "nome_do_banco",
    host: "localhost",
    dialect: "postgres"
  }
}

Com essas informações, o Sequelize sabe exatamente para onde se conectar e aplicar as migrações. No seu caso, como as tabelas foram criadas no banco de dados correto, isso indica que as configurações no seu arquivo estavam apontando para o servidor que você queria.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.