Pessoal,
Estou tendo problemas para mudar o tipo de dado da coluna VALOR, de texto para Número Decimal Fixo. Ele fala que teve erro para converter do dado para Numero. Alguém consegue me ajudar, por gentileza?
Pessoal,
Estou tendo problemas para mudar o tipo de dado da coluna VALOR, de texto para Número Decimal Fixo. Ele fala que teve erro para converter do dado para Numero. Alguém consegue me ajudar, por gentileza?
Boa tarde, tudo certo?
Esse é um erro comum, geralmente ocorre devido a um tipo de dado incompatível. Por exemplo, quando há um valor como "isaac" e você tenta convertê-lo para um número decimal. Aconselho verificar se há algum dado incompatível na lista, incluindo números com ponto no lugar da vírgula. exemplo, 3.5 no lugar de 3,5
Isaac, Muito obrigada, tive que alterar na base de onde estou extraindo os dados e deu certo. Porém quando os dados são retirados de uma URL por exemplo, como faço para alterar esse tipo de informação?
Att. Lys Nakagima
Bom dia, Lys!
Se o campo estiver no formato de texto, é possível realizar um tratamento para ajustar os dados antes de mudar o tipo. Não sei exatamente qual é o seu problema, mas tenho um exemplo em que acesso um PDF na Debit para obter as variações da inflação.
Primeiro, acesso a URL, que me retorna um PDF. Em seguida, extraio apenas a parte relevante desse documento (IPCA).
Caso queira dar uma olhada, basta criar uma conexão vazia, ir ao editor avançado e substituir o código pelo seguinte:
let Origem = Pdf.Tables(Web.Contents("https://legacy.debit.com.br/tabelas/tabela-completa-pdf.php?indice=ipca"), [Implementation = "1.3"]), #"Navegação 1" = Origem{[Id = "Table006"]}[Data], #"Índice adicionado" = Table.AddIndexColumn(#"Navegação 1", "Índice", 0, 1, Int64.Type), #"Cabeçalhos promovidos" = Table.PromoteHeaders(#"Índice adicionado", [PromoteAllScalars = true]), #"Colunas transformadas em linhas" = Table.UnpivotOtherColumns(#"Cabeçalhos promovidos", {"", "0"}, "ANO", "IPCA"), #"Added Custom Column" = Table.AddColumn(#"Colunas transformadas em linhas", "DATA", each Text.Combine({Text.PadEnd(Date.ToText(Date.From([ANO]), "dd"), 3, "/"), Text.PadStart(Text.From([0], "pt-BR"), 2, "0"), "/", Date.ToText(Date.From([ANO]), "yyyy")}), type text), #"Valor substituído 1" = Table.ReplaceValue(#"Added Custom Column", ".", ",", Replacer.ReplaceText, {"IPCA"}), #"Tipo de coluna alterado" = Table.TransformColumnTypes(#"Valor substituído 1", {{"DATA", type date}, {"IPCA", type number}}), #"As outras colunas foram removidas 1" = Table.SelectColumns(#"Tipo de coluna alterado", {"DATA", "IPCA"}) in #"As outras colunas foram removidas 1"
Se o seu problema for substituir o "." por ",", a resposta está nesta parte do código:
#"Valor substituído 1" = Table.ReplaceValue(#"Added Custom Column", ".", ",", Replacer.ReplaceText, {"IPCA"})
Além disso, há uma opção na barra de ferramentas superior: Transformar -> Substituir Valores. Basta selecionar a coluna desejada e clicar nessa opção.
Atenciosamente, isaac campos
Isaac, obrigada pelas dicas!!