1
resposta

Entender como os computadores funcionam é essencial

Na primeira aula de arquitetura de computadores foi muito bem colocada a visão que as pessoas em geral tem dos computadores. A grande mágica que acontece por trás daquilo que vemos na tela é resultado de muita matemática e lógica.

Gostaria que esse tipo de conhecimento se tornasse senso comum. Cada vez mais precisamos de computadores para viver e pouco se sabe, por parte do público em geral, sobre como tudo isso funciona.

Vim aqui para mandar os exemplos de linguagens compiladas e interpretadas, mas como já tiveram muitos alunos que fizeram, fica aí esse meu breve pensamento!

Valeu!

1 resposta

Existe uma maneira divertida de entender bem a fundo como os computadores funcionam: estudando microcontroladores. O ATMEGA328 (cérebro do Arduino) ou a gigantesca família PIC16F são bons exemplos para isso.

Quando a gente estuda o que são registradores, como são controladas as entradas e saídas, como inserir zeros e uns nos bits de controle, como a linguagem Assembly funciona, como realmente acontecem as tomadas de decisões, tudo isso nos deixa bem claro como funciona aquela camada que normalmente a gente abstrai.

Creio que haja público para esse tipo de conteúdo, são as pessoas mais próximas do hardware, do que acontece num nível do kernel do sistema operacional, gente que vai trabalhar com embarcados ou algo assim.

Na minha época (lá pela década de 80), era mais comum a gente precisar entender como funcionava o computador em nível de microprocessador. Hoje, bons profissionais estão várias camadas acima, programando em Java, PHP ou Python, não fazendo a menor ideia do que está acontencendo por baixo do capô. Não estão errados, mas talvez eles admirassem ainda mais o seu próprio trabalho se conhecessem toda a ciência envolvida naquilo.