1
resposta

Elimine as barreiras

As barreiras constantes no meu caso seriam a "Ansiedade" e "Achar que não pode crescer e ter medo da mudança", acabo ficando insegura e subestimo minha capacidade, para solucionar atualmente estou procurando analisar a situação com mais calma e me olho com mais carinho procurando entender o que eu posso fazer para melhorar e resolver a questão. Uma ajuda com o psicólogo é sempre bem vinda mas a consulta não realiza a mudança que deve haver em você mesmo.

1 resposta

Oi, Bruna! Tudo bem?

Primeiramente, é ótimo ver que você está buscando entender e enfrentar suas barreiras emocionais. Ansiedade e medo da mudança são desafios comuns, mas com algumas estratégias, é possível lidar melhor com eles.

A aula que você mencionou aborda vários "ralos de atenção" e como superá-los, e parece que você já está no caminho certo ao tentar se olhar com mais carinho e buscar ajuda profissional. Aqui estão algumas dicas práticas que podem complementar o que você já está fazendo:

1. Registro de Pendências: Como mencionado na aula, registrar suas preocupações e tarefas pode ajudar a liberar a mente. Use um caderno ou um aplicativo no celular para anotar tudo o que está te preocupando ou que precisa ser feito. Assim, você pode se concentrar melhor no presente.

2. Práticas de Relaxamento: Técnicas de respiração, como a alternância entre as narinas, podem ser muito eficazes. Além disso, meditação guiada e exercícios de mindfulness podem ajudar a reduzir a ansiedade. Existem muitos aplicativos e vídeos online que podem te guiar nessas práticas.

3. Ambiente de Estudo: Crie um espaço tranquilo e livre de distrações para estudar. Se possível, avise as pessoas ao seu redor que você precisa de um tempo sem interrupções. Uma plaquinha de "estou estudando" pode ser uma boa ideia.

4. Celebração de Conquistas: Não se esqueça de celebrar suas pequenas vitórias. Conseguiu estudar por uma hora sem distrações? Concluiu um capítulo difícil? Reconheça esses momentos e se recompense de alguma forma, seja com uma pausa, um lanche ou algo que você goste.

5. Rotina e Disciplina: Estabeleça uma rotina de estudos e siga-a com disciplina. Pequenos passos diários podem levar a grandes progressos ao longo do tempo.

Lembre-se, o processo de autodesenvolvimento é contínuo e exige paciência. Cada pequena melhoria é um passo na direção certa.

Bons estudos!