<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle = "lightblue" ;
pincel.fillRect(0, 0,600,400);
var cores = ['blue', 'red', 'green']
var indiceCorAtual = 0; // começa com blue
var raio = 10;
function desenhaCirculo(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY- tela.offsetTop;
console.log( x +"," + y);
while (evento.shiftKey) {
pincel.fillStyle = cores[indiceCorAtual];
pincel.beginPath();
pincel.arc(x,y, raio, 0, 3*3.14);
pincel.fill();
raio = raio + 20
}
}
tela.onclick = desenhaCirculo; // sem parentese para evitar execução imediata da função ao abrir a pagina
function mudaCor() {
indiceCorAtual++;
if(indiceCorAtual >= cores.length) {
indiceCorAtual = 0; // volta para a primeira cor (azul)
}
return false; // para não exibir o menu padrão do canvas
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script>