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É possível não contabilizar clientes na leitura de usuários

Usando o exemplo da aula, em que tenho uma plataforma de ensino, existe a possibilidade de não contabilizar, nos relatórios de visitantes/usuários frequentes do analytcs, os clientes que já fecharam mas que retornam ao site apenas para fazer o login? Porque em um relatório de usuários novos x frequentes, pode ser que nos frequentes não sejam pessoas que retornaram ao site navegaram e saíram, mas clientes que retornam ao site diariamente para acessar as aulas.

1 resposta

Olá Fabrício! Como vai?

Estou aqui para te ajudar. Não sei se entendi sua dúvida direto. Pode me ajudar?

Você quis dizer que gostaria de saber se existe uma maneira de diferenciar dentro dos usuários que retornam, quem é cliente diário, que de fato vê as aulas, e quem é cliente que só olha o site, mas não faz login, certo?

São contabilizados como usuários recorrentes, qualquer usuário que retornou a página dentro de um período de dois anos. Sendo assim, ambos são contados.

A meu ver, não existe maneira pronta ou padrão de fazer isso no Google Analytics, mas sempre existem jeitos de criar relatórios personalizados e usar configurações avançadas.

Você pode criar um segmento no relatório, de usuários que são pessoas que já fizeram conversões, ou mesmo que fizeram compras.

Se você tem uma home da área logada, também pode fazer um relatório customizado em cima dessa página.

Se é uma coisa que é interessante de ver para o seu negócio, que precisará usar com frequência, pode até considerar criar dimensões novas, usando lógicas de negócio para diferenciar os dois.

Outra maneira é de configurar a função avançada de user_id. Dessa maneira todos os clientes que possuírem um user_id, você pode considerar como um usuário que já está cadastrado.