Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvidas sobre desenvolvimento mobile

Estou iniciando meus estudos em Desenvolvimento e tenho algumas dúvidas de iniciante, se alguém puder ajudar, ficarei muito grato.

Entendo bem pouco sobre as áreas do desenvolvimento (front, back, dados, mobile, games, etc), tenho uma ligeira noção do que cada uma delas faz, mas não tenho nenhuma experiência a fundo...

Acredito (até este momento) que gosto mais de mobile do que front-end ou back-end... Por isto, pretendo estudar mais mobile. Achei maneiro demais programar alí na IDE e ver o smartphone já mudando na hora o que estou fazendo, configurando os botões (formatos, cores, tamanhos, etc), inserindo novas telas, clicando em um botão e abrindo outra tela... Achei top demais!

Minha dúvidas sobre isto são:

- Estudo direto mobile, antes mesmo de alguma linguagem (ex.: java, kotlin, javascript, etc) ?

- Ou, estudo primeiro uma linguagem (ex.: java ou kotlin) para depois começar a estudar mobile em si, porque será necessária a linguagem para conseguir programar em mobile de fato ?

- Recomendam começar por android (porque talvez fosse mais fácil para iniciante), ou ir direto pra ios, ou flutter ?

- Vi um vídeo aqui na Alura dizendo que quem programa em android o aplicativo só roda em android... Qual a lógica então em programar apenas para android ? Por que depois terá que refazer o mesmo trabalho (de programar) para rodar no ios. Por que não programar logo na linguagem ou plataforma (não sei qual o certo a se chamar) que roda nos dois sistemas operacionais ? Desta forma, vejo que é um trabalho só, ao invés de dois trabalhos.

Acredito que minhas dúvidas iniciais seriam estas, mas se alguém tiver recomendações ou dicas, ficarei muito agradecido.

Tks.

1 resposta
solução!

Oii, Rafael! Tudo bem?

Primeiramente, parabéns pela sua curiosidade e vontade de aprender sobre desenvolvimento mobile. Isso já mostra um grande passo na sua jornada.

Estudo direto mobile ou começo com uma linguagem?

Você pode começar direto no desenvolvimento mobile, mas entender uma linguagem antes ajuda bastante. Isso porque as linguagens são a base para escrever o código que será usado nas ferramentas e frameworks. Por exemplo:

• Para Android, você precisará conhecer Java ou Kotlin.
  • Para iOS, será Swift.
  • Para ferramentas como Flutter, você usará Dart.

Minha sugestão: se você gosta da ideia de "ver as coisas funcionando" enquanto aprende, vá experimentando o básico de Android ou Flutter, mas sem deixar de dedicar um tempo para aprender a linguagem usada no ambiente e lógica de programação. Isso vai facilitar muito quando você avançar.

Começar por Android, iOS ou Flutter?

Essa é uma dúvida comum e depende de seus objetivos:

• Android: É uma ótima escolha para começar porque tem bastante documentação e suporte na comunidade. Usando Android Studio e Kotlin, você terá um ambiente bem completo para aprender.

• iOS: É um pouco mais complexo para iniciantes porque precisa de um Mac para usar o Xcode (a ferramenta oficial de desenvolvimento). Se você já tem um Mac, Swift é uma linguagem excelente para aprender.

• Flutter: É uma tecnologia que permite criar apps para Android e iOS ao mesmo tempo. É muito eficiente, principalmente se você quer economizar tempo e esforço no futuro. O Flutter usa o Dart, que é uma linguagem simples de aprender, e você verá resultados rápidos.

Minha recomendação: comece com Flutter se quer algo que funcione nos dois sistemas, ou com Android e Kotlin se quiser explorar o desenvolvimento focado em uma plataforma. Isso depende muito do que você gosta e tem à disposição.

Por que programar só para Android se o app não roda no iOS?

Quando você programa apenas para Android ou iOS, está aproveitando ao máximo os recursos e a performance que cada sistema oferece. Isso é importante, por exemplo, em apps mais avançados, que exigem funcionalidades específicas de um sistema.

Mas, se o seu objetivo é criar algo mais simples e disponível para ambos os sistemas sem retrabalho, usar ferramentas como Flutter será mais prático.

Espero ter ajudado a clarear suas dúvidas! Continue experimentando e explorando o que mais te motiva, pois o aprendizado será muito mais prazeroso assim. Boa jornada no desenvolvimento mobile!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!