Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Não quero divulgar meus códigos. Minha dúvida é: eu tenho que engolir esse 'orgulho' e publicar tudo, ou existe outra maneira de apresentar esses projetos em uma entrevista?

Sou iniciante aqui na plataforma e, logo de cara, ao assistir às introduções, vi que mencionaram a necessidade de usar o GitHub para divulgar trabalhos. Tenho vários projetos na minha máquina, pois gosto de programar soluções que facilitam a minha vida.

Por exemplo, desenvolvi alguns hacks para jogos e, recentemente, precisei fazer um serviço de separação de fotos e criação de documentos para um condomínio. Para isso, programei uma inteligência artificial para automatizar o processo e, em seguida, criei um programa complementar em que eu separava manualmente as fotos que a IA não reconhecia, usando apenas as teclas 1 ou 2 do teclado numérico.

Um último exemplo é que um professor da faculdade posta tarefas online; então, programei uma IA integrada a um servidor 24h e a sincronizei com o site das atividades. Sempre que a sessão expira por tempo, o sistema refaz o login automaticamente, identifica matéria por matéria e, se houver alguma tarefa nova que seja objetiva (de marcar), ele a responde de forma autônoma.

O ponto é que eu não quero divulgar meus códigos. Minha dúvida é: eu tenho que engolir esse 'orgulho' e publicar tudo, ou existe outra maneira de apresentar esses projetos em uma entrevista?

1 resposta
solução!

Oii, Pedro.

Não é obrigatório tornar todos os seus códigos públicos. No mercado de tecnologia, existem diversas formas de demonstrar conhecimento sem expor cada linha de script que você escreveu.

Algumas alternativas para apresentar seus projetos em uma entrevista ou no seu portfólio:

Documentação e Readme detalhado:

Você pode criar um repositório no GitHub que contenha apenas o arquivo README.md. Nele, você descreve o problema que enfrentou, a lógica que utilizou para resolver e quais tecnologias foram empregadas. Explique o fluxo do pensamento: como a IA identifica as tarefas da faculdade ou como o sistema de fotos do condomínio foi estruturado. Isso demonstra sua capacidade analítica e técnica sem revelar o código-fonte.

Demonstrações em vídeo ou prints

Grave a tela do programa funcionando. Mostre a interface (mesmo que seja via terminal), a entrada de dados e o resultado final. Em uma entrevista, você pode compartilhar sua tela e realizar uma demonstração ao vivo do projeto rodando na sua máquina. Isso comprova que o software existe e funciona, mantendo o arquivo .py, .js ou qualquer outro formato em segurança no seu computador.

Repositórios privados:

O GitHub permite a criação de repositórios privados. Você pode manter seus códigos lá para sua própria organização e, caso sinta confiança em uma etapa avançada de um processo seletivo, pode convidar o recrutador ou o gestor técnico para visualizar o código por um período limitado.

Diagramas de arquitetura:

Apresentar um diagrama que mostre como os componentes do seu sistema se comunicam é uma marca de maturidade profissional. No caso da sua automação de tarefas da faculdade, você pode desenhar como o servidor 24h interage com a API do site e como o modelo de IA toma as decisões.

Em entrevistas de nível iniciante, os avaliadores buscam entender sua lógica de programação e como você lida com desafios. Se você conseguir explicar com clareza como construiu essas soluções, o código em si acaba ficando em segundo plano.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!