1
resposta

Dúvidas básicas de um leigo

Oi! Tudo bem?

Eu só queria tirar algumas dúvidas pois achei que alguns conceitos foram passados muito por cima e de modo acelerado. Como leigo, eu ainda tenho dificuldades de entender algumas coisas básicas.

Por exemplo, onde está este servidor onde rodamos a aplicação? Na nossa própria máquina? Existe alguma regra para definirmos a porta do servidor? Pois sempre vejo as pessoas criando na 3000 ou na 1337, mas nunca explicam o porquê disso. É arbitrário? E quanto às APIs, o que elas são exatamente? Ainda acho muito nebuloso a relação que a API, o servidor e o Node têm entre eles mesmos.

Creio também que, pelo menos na transcrição do vídeo, seja explicado um pouco mais a fundo os comandos dados no terminal. Coisas simples como explicar o que é "-g", "-v", "--save-dev" etc facilitam bastante o aluno a compreender o porquê de cada comando, ao invés de simplesmente memorizá-los.

Perdoem-me pelo tantão de perguntas, é só que todas as introduções à Node e APIs que eu vejo já começam usando muitos termos e supondo que já sabemos o básico do funcionamento deles, quando muitas vezes isso não é verdade.

Agradeço desde já :)

1 resposta

Oi, Pedro, tudo bem?

Vamos por partes, respondendo uma a uma

• onde está este servidor onde rodamos a aplicação? Bem, se você tem um projeto de uma aplicação que faça um to-do-list para que você organize sua lista de afazeres, você ainda não tem essa plataforma server-side mas irá construí-la. Nesse ponto, você escolhe que será o seu motor, nesse caso aqui, é o NodeJs, é com ele que você irá construir servidor para a sua aplicação.
  • Existe alguma regra para definirmos a porta do servidor? Sim, é um tanto arbitrário, não há nenhum tipo de privilégio ao usar esse número, 3000, para levantar seu servidor na sua máquina. Você pode escolher 8080, 8081, 4000. Acabou que criou-se um padrão através das documentações de se levantar servidores como o valor 3000, 4000, 8000, etc, como na do NodeJs: https://nodejs.org/api/synopsis.html

• E quanto às APIs, o que elas são exatamente? API ou Interface de Programação de Aplicação é um conjunto de padrões estabelecidos por um software que permite uma comunicação entre plataformas. Um exemplo seria - um app para Android de edição de fotos, ele poderá ter acesso à câmera e à galeria de fotos através da API do sistema operacional, sem precisar criar uma interface de câmera do zero. A proposta geral da API é de simplificar o desenvolvimento de programas e aplicações, a partir da abstrações das partes que envolvem um software, ou seja, o desenvolvedor precisa entender como utilizar os serviços disponibilizados pelas Apis's.

• Ainda acho muito nebuloso a relação que a API, o servidor e o Node têm entre eles mesmos. APIs do lado do servidor é quando o código é executado no servidor antes de ser enviado ao navegador. Então, inúmeros sites utilizam de código do lado do servidor para exibir dinamicamente dados diferentes quando necessário, geralmente retirados de um banco de dados armazenado em um servidor e enviados ao cliente para serem exibidos por meio de algum código.

Sobre os comandos, sim, é uma importante observação para que haja mais explicações. Sobre os que você citou:

• -g é quando queremos baixar uma dependência globalmente, ou seja, toda a máquina, todo arquivo terá acesso aquele pacote que foi baixado com essa flag -g.

• -v é a forma reduzida de version, usamos quando queremos saber qual a versão daquela tecnologia.

• --save-dev é usado para salvar o pacote para fins de desenvolvimento e automaticamente é adicionada no package.json dentro de devDependencies que são as dependências ligadas ao desenvolvimento do projeto

Não se preocupe com as perguntas, o fórum está aqui pra isso :} Se ficou alguma dúvida, é só falar!