3
respostas

Duvidas antes de concluir.

Eu estou com dificuldade de entender:

function sorteiaNumeros(quantidade){ var segredos = [];

var numero = 1;
    while(numero <= quantidade) {
        segredos.push(sorteia())
        numero++
    }
    return segredos;

não entendo bem como funciona o return, e como faço pra definir onde ele retorna, e a ''quantidade'' que foi atribuida na função, qual a função dela, e em que momento eu devo colocar algo dentro dos parenteses.
3 respostas

Fala João, beleza?

Vou tentar te ajudar aqui, mas se você ficar com dúvidas ainda pode perguntar. Vamos lá?

Primeiro, vamos tentar abstrair esse conceito de função como se fosse uma máquina que vai fazer um certo produto. As máquinas precisam de insumos para poder processá-los e transformá-los no produto final. Na programação, chamamos esses insumos de parâmetros. Para que a máquina possa produzir da forma correta, precisamos dizer o passo-a-passo dessa transformação, ditando as regras para a produção. Na programação, esse é o escopo da função. Por fim, temos o nosso produto final prontinho para o consumidor. O produto final, na programação, é o retorno da função.

Suponha que queremos fazer uma soma. Para uma soma, precisamos de pelo menos dois parâmetros (insumos). Vamos chamar esses parâmetros de parcela1 e parcela2. Eles aparecem dentro dos parênteses do "cabeçalho" da função. Logo após essa definição, precisamos colocar o sinal da chave { e tudo que tiver entre as chaves { } será a nossa regra de produção... nesse caso, nós precisamos criar uma variável pra receber o valor final dessa soma, então usamos const soma = parcela1 + parcela2. Mas o que interessa pra gente, é o produto final, o retorno (que em inglês é return). E precisamos dizer quem é esse retorno, no nosso exemplo é a soma!

function somar(parcela1, parcela2) {
    const soma = parcela1 + parcela2;
    return soma;
}

Esse conceito se aplica a todas as funções!

Espero ter ajudado, qualquer dúvida manda aí...

[]s

entendi melhor agora, então a const soma, vai virar o retorno da função, e vai parar de ser o parcela1 + parcela2, pra virar o resultado da função. que seria igual o programa a partir dali tratar ''soma'' como um resultado, e não mais um ''ensumo''?

Exatamente, meu caro!

Se puder marcar a minha resposta ali em cima como solução para o seu tópico, eu agradeço! :D

Bons estudos!

[]s