1
resposta

Duvidas

Bom dia, meu git fica assim e nao fica igual o do professor. Entrei diretamente na pasta e coloquei "Git Bash Here", pois nao consegui de outra forma e a pasta "funcionou ai" mas agora quando eu coloco os comando só aparece, "not a git repository". Alguem me ajuda por favor.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Thais, tudo bem?

Utilizar o Git Bash Here no diretório é uma opção muito boa mesmo. Mas vou passar algumas dicas para encontrar o repositório por linhas de comando para você testar aí também caso queira:

Pastas nomeadas com espaços

Tenha cuidado com pastas nomeadas com espaços. Pois sempre que você tem uma pasta com espaços no nome, o Git não reconhece como um endereço de repositório e retorna um erro de muitos argumentos. Nesse caso, você poderia tentar:

1) Colocar o nome que tem espaços entre aspas duplas ou simples:

cd ~/Documents/'GIT E GitHub'

Ou

cd ~/Documents/"GIT E GitHub"

GitBash com os comandos acima destacados e realizados com sucesso.

2) Você também pode colocar \ + espaço nos lugares em que tem espaço, dessa forma:

cd ~/Documents/GIT\ E\ GitHub

GitBash com o comando acima realizado com sucesso.

Comando cd

Caso esteja tendo dificuldades, você pode ir pulando de pasta em pasta com o comando cd também. Mas lembrando de colocar aspas nos diretórios com espaços. Dessa forma:

cd Documents

cd "GIT E GitHub"

GitBash com os comandos acima realizados com sucesso.

Lembrando que com o comando ls você lista todas as pastas, é bastante útil caso você esqueça o nome de alguma. E para voltar de pasta, volte com cd ..

Fatal: not a git repository

Agora sobre esse erro, o Git está informando que o repositório que você está não é um repositório GIt, ou seja, ele não tem a pasta do Git .git. Para isso, basta iniciar o Git no diretório com:

git init

Minha dica é que antes de começar a fazer comandos git, confira se há um texto em azul na frente do repositório informando a branch, geralmente é (master) ou (main) (mais pra frente você vai ver o que significam no curso)

Gitbash com o comando git init realizado, dando destaque à palavra (master) após o diretório

E sobre essa pasta .git que o Git informou nessa mensagem de erro, é um pasta oculta que você pode conferir também.

No Windows, basta abrir seu repositório no Explorador de Arquivos, clicar em Exibir na lista superior e posteriormente ativar itens ocultos. Dessa forma, você irá conseguir ver a pasta criada.

Screenshot da tela do Explorador de Arquivos com destaque em Exibir->itens ocultos. Além da pasta .git

Espero que tenha ajudado e qualquer coisa, estamos à disposição!

Bons estudos! 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!