Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Whatsapp - Ferramenta de Trabalho ou Ofensor (Ou os Dois)?

O que percebo é uma necessidade exacerbada de nós estarmos sempre "online" e "antenados" com as notificações oferecidas pelas inúmeras redes sociais existentes. No caso do Whatsapp, é comum utilizá-lo na forma de instrumento de trabalho, pela facilidade da comunicação em equipe, dinâmica na transmissão das mensagens e comodidade, visto que é praticamente uma unanimidade entre os usuários de smartphone. Porém daí cria-se uma dicotomia de pensamento, que é a seguinte: por ser instrumento de trabalho, temos que estar constantemente atentos à notificações da ferramenta ou podemos eleger períodos do dia para checá-la, sem nos comprometermos por exemplo, com alguma resposta imediata que nos foi demandada e eventualmente não respondida? Fica aí um dilema, pois é comum sermos cobrados por eventuais falhas cometidas provenientes de qualquer uma das posturas citadas.

1 resposta
solução!

Olá, Glauco! Como vai?

Sua reflexão é muito pertinente e, de fato, é um dilema que muitos de nós enfrentamos na era digital.

Acredito que a chave para lidar com essa questão é o equilíbrio e a definição clara de limites. O Whatsapp e outras redes sociais podem ser ferramentas muito úteis para o trabalho, mas também podem se tornar distrações se não forem bem gerenciadas.

Uma estratégia que pode ser útil é definir horários específicos para verificar as notificações dessas ferramentas. Por exemplo, você pode decidir que vai verificar o Whatsapp a cada duas horas durante o horário de trabalho. Fora desses horários, você pode desligar as notificações para evitar distrações.

Outra estratégia é ter uma conversa aberta com sua equipe sobre suas expectativas de resposta. Se todos concordarem que não é necessário responder imediatamente a todas as mensagens, isso pode aliviar a pressão de estar sempre "online".

Lembre-se, a tecnologia é uma ferramenta que está aí para nos ajudar, e não para nos controlar. Portanto, é importante que cada um de nós encontre a melhor forma de utilizar essas ferramentas de acordo com nossas necessidades e limites.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.