2
respostas

[Dúvida] Utilidade de Mockar um função inteira

Estou começando a aprender agora sobre testes e não entendi quando o professor mocka uma função inteira e testa ela.

Qual o sentido de eu testar uma função que eu estou sobescrevendo? Isso não faria o teste passar sempre?

O código em questão é este:

  it('Deve fazer uma chamada simulada ao BD', () => {
    const editora = new Editora(objetoEditora);

    editora.salvar = jest.fn().mockReturnValue({
      id: 10,
      nome: 'CDC',
      cidade: 'Sao Paulo',
      email: 'c@c.com',
      created_at: '2022-10-01',
      updated_at: '2022-10-01',
    });

    const retorno = editora.salvar();

    expect(retorno).toEqual(
      expect.objectContaining({
        id: expect.any(Number),
        ...objetoEditora,
        created_at: expect.any(String),
        updated_at: expect.any(String),
      }),
    );
  });
});
2 respostas

Oi, Vinícius! Tudo bem?

A prática de "mockar" funções é muito útil em testes unitários e de integração, pois tem como objetivo isolar o comportamento da função para que possamos testar apenas o que é relevante para o nosso teste. No caso do nosso código, por exemplo, estamos "mockando" a função salvar da classe Editora, pois queremos testar se ela é chamada corretamente e se retorna o valor esperado.

Dessa forma, no nosso caso, o importante é notar que não estamos testando a implementação da função salvar, mas sim o seu comportamento, já que queremos garantir que, quando chamada, ela retorne um objeto com a estrutura esperada.

Por exemplo, imaginando que a função salvar faça uma chamada ao banco de dados, em um teste, não queremos que essa chamada seja realmente feita (pois isso tornaria o teste mais lento e poderia alterar o estado do nosso banco de dados de teste), então, ao invés disso, "mockamos" a função para que ela retorne um valor fixo.