quando dou play no jogo a trilha não toca e aparece um erro no terminal;
TypeError: Cannot read properties of undefined (reading 'loop')
alguém poderia me dar um suporte aqui?
segue link >>> https://editor.p5js.org/andiamocarlo/sketches/1OLxIuXzE
quando dou play no jogo a trilha não toca e aparece um erro no terminal;
TypeError: Cannot read properties of undefined (reading 'loop')
alguém poderia me dar um suporte aqui?
segue link >>> https://editor.p5js.org/andiamocarlo/sketches/1OLxIuXzE
Olá, Carlos! Tudo bem?
Você apenas tinha fechado o escopo da função setup antes de inserir o trilha.loop(), então não iria funcionar corretamente, segue o código corrigido:
//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 18;
let raio = diametro /2;
//velocidade da bolinha
let velocidadexBolinha =6;
let velocidadeyBolinha = 6;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 100;
//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
//chance de errar
let chandeDeErrar = 0;
function preload(){
trilha = loadSound ("trilha.mp3");
ponto = loadSound ("ponto.mp3");
raquetada = loadSound ("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop()
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete ();
verificaColisaoRaquete()
mostraRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
colisaoRaqueteOponente();
incluiPlacar ();
marcaPonto ();
}
function mostraBolinha(){
circle (xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadexBolinha;
yBolinha += velocidadeyBolinha;}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio> width ||
xBolinha - raio<0) {
velocidadexBolinha *= -1;}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio<0) {
velocidadeyBolinha *= -1; }}
function mostraRaquete(x, y){
rect(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura);}
function movimentaMinhaRaquete (){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
&& yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadexBolinha *= -1;
raquetada.play()
}
}
function colisaoRaqueteOponente(){
if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente
&& yBolinha + raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura
&& yBolinha + raio > yRaqueteOponente){
velocidadexBolinha *= -1;
raquetada.play()
}}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente}
function incluiPlacar (){
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255,140,0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255,140,0));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosDoOponente,470, 26);
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 589){
meusPontos += 1;
ponto.play()
}
if (xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play()
}
}
Bons estudos!
Muito obrigado Camila, deu certinho agora!