1
resposta

[Dúvida] Tenho como limitar a resposta do agente dentro de um arquivo?

Supondo que eu disponibilize um agente para os clientes e eu tenho uma base de pedidos de compra.
Existe a possibilidade de eu limitar o retorno do agente para responder apenas no que se refere os dados de um pedido específico e nao dar acesso as informaçoes dos demais pedidos.

Exemplo, crio um tópico de pergunta onde eu peço o CNPJ da empresa, e eu quero que o agente só passe informaçoes sobre pedidos daquele CNPJ.

1 resposta

Bom dia!

Sim, dá para limitar sim. Mas não é “automático”. Você precisa controlar isso no fluxo e no prompt.

Hoje, se você só conecta a planilha como base de conhecimento, a IA pode consultar qualquer linha dela. Então, para restringir por CNPJ, você precisa fazer uma dessas abordagens:

Primeira forma (mais segura): filtrar os dados antes de entregar para a IA.
Você coleta o CNPJ no início do fluxo, depois usa um conector (Excel, Dataverse, SQL, etc.) para buscar apenas os pedidos daquele CNPJ específico. O que você passa para a resposta generativa já vem filtrado. Ou seja, a IA nunca “vê” os outros pedidos.

Segunda forma (menos segura, mas possível): controlar pelo prompt.
Você pode instruir algo como:
“Responda exclusivamente com base nos registros cujo CNPJ seja {{cnpj_informado}}. Ignore qualquer outro registro.”

Funciona? Funciona.
É 100% blindado? Não. Porque ainda depende do modelo obedecer à instrução.

Se for um agente para clientes externos, eu recomendo fortemente a primeira abordagem: filtrar na fonte. Segurança não deve depender só de prompt.

Uma arquitetura mais robusta ficaria assim:

1. Pergunta o CNPJ
  2. Valida o formato
  3. Consulta a base filtrando pelo CNPJ
  4. Só então chama a resposta generativa com os dados já limitados

Assim você garante que um cliente nunca consiga consultar pedidos de outro.