Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida sobre Identação

Gostaria de saber se a identação está correta e a organização da programação estão boas. É que decidi colocar as variáveis todas antes, para ficar mais organizado e assim facilitar a minha organização. E mais uma dúvida. Faz diferença deixar as variáveis longe dos seus uso?

<meta charset="UTF-8">
<h1>Consolidando os conhecimentos Parte 1</h1>
Novamente, iremos usar tudo o que foi apreendido até aqui. Desde o código HTML até o uso do JavaScript.
<br>
<script>
    var ano = 2021
    var nascimentoRoger = 1985
    var idadeRoger = ano - nascimentoRoger
    var nascimentoLauana = 1996
    var idadeLauana = ano - nascimentoLauana
    var media = Math.round((idadeLauana + idadeRoger) /2)
    alert("A PRÁTICA LEVA A PERFEIÇÃO");
    document.write("Primeiramente iremos começar escrevendo esse pequeno texto, para que seja impresso na tela.");
    document.write("<br><br>");
    document.write("<h3>Agora será feito alguns testes de concatenação com frases, números e o uso de variáveis.</h3>");
    document.write("<br>");
    document.write("Meu nome é Róger e tenho " + idadeRoger + " anos.");
    document.write("<br>");
    document.write("Além desse exemplo básico, posso alterar o valor de uma variável para saber a idade da minha esposa que é de " + idadeLauana + " anos.");
    document.write("<br>");
    document.write("O curioso é que a média da idade minha e da minha esposa dá uma dizima periódica, mas usando um comando específico eu consigo arrendondar esse valor para " + media + " anos.");
</script> 
<br>
<br>
<h5>Agora para finalizar, como sempre, o link para o site da <a href="http://www.alura.com.br">Alura</a> onde estou fazendo esse curso.</h5>
2 respostas
solução!

Fala, Róger! Tudo bem contigo?

Desculpe a demora em dar um retorno!

A indentação está correta sim!

Sobre colocar as variáveis primeiro, eu também prefiro por essa organização também =D

Dentro do código não há diferença entre a variável estar próxima ou não, o problema é se elas foram criadas Globalmente, que significa fora de qualquer função ou método, como está no seu código,

    var ano = 2021
    var nascimentoRoger = 1985
    var idadeRoger = ano - nascimentoRoger
    var nascimentoLauana = 1996
    var idadeLauana = ano - nascimentoLauana
    var media = Math.round((idadeLauana + idadeRoger) /2)

e temos a variável local, onde ela criada dentro de uma função ou método e só vai ser vista de dentro dessa função. Quem estiver fora, não conseguirá visualizar essa variável

    function mensagemTeste() {
        var mensagem = document.write("Variável LOCAL");
    }

Essa variável mensagemdentro da função só vai funcionar se eu chamar a função mensagemTesteno código. Caso contrário, o processo de compilar/rodar seu código nem vai perceber que existe uma variável chama mensagem

***Código omitido***

    document.write("<br>");
    document.write("O curioso é que a média da idade minha e da minha esposa dá uma dizima periódica, mas usando um comando específico eu consigo arrendondar esse valor para " + media + " anos.");

    mensagemTeste();

***Código omitido***

Na documentação da MDN Web Docs vai trazer em detalhes sobre as variáveis

Um outro ponto, dê uma olhada nessa postagem aqui no fórum onde podemos enxugar a escrita do document.write.

Espero ter ajudado, Róger!

Um abraço e bons estudos!!

Oi Cássio! Está tudo certinho por aqui. Estudando um pouco e fazendo roteiro do meu canal também. Hehe. Muito obrigado por esclarecer minhas dúvidas. Eu já favoritei essa página do MDN pra mim. Assim, posso tirar algumas dúvidas sem atrapalhar muito o pessoal aqui. Obrigado novamente! Até mais!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software