Eu queria mesmo era ter apagado este tópico aqui, mas aparentemente não é possível. Não consegui a ajuda que eu precisava com a minha dúvida mas eu já tinha deixado pra lá e prosseguido com o curso mesmo assim. Obrigado pela ajuda, pessoal.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu queria mesmo era ter apagado este tópico aqui, mas aparentemente não é possível. Não consegui a ajuda que eu precisava com a minha dúvida mas eu já tinha deixado pra lá e prosseguido com o curso mesmo assim. Obrigado pela ajuda, pessoal.
Oi, Mateus! Como você está?
Essa parte da lógica aplicada às vezes pode gerar algumas dúvidas mesmo mas é realmente importante que você continue com a iniciativa de procurar entender as funcionalidades. Vamos lá então!
O instrutor utilizou a função movimentaRaqueteOponente() para "automatizar" o movimento da raquete oponente e fazer com que ela "siga" a movimentação da bolinha no eixo y (ou seja, para cima e para baixo - movimento vertical).
Mas como isso funciona?
Vamos olhar novamente o código:
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}Na função estamos indicando que velocidadeYOponente receberá ( = ) a posição Y da bolinha, subtraída ( - ) da posição Y da raquete do oponente e a altura da raquete (raqueteComprimento), para que a bolinha sempre toque em algum ponto da raquete do oponente. Este valor será dividido por 2 (que significa que a bolinha irá tocar na metade da raquete) e ainda subtrairemos 30 (- 30) (ou seja, vai tocar em um ponto menor e específico da raquete do oponente).
Os nomes representam as variáveis e seus respectivos valores e aplicamos essas nomenclaturas para tornar o código mais legível! :)
Essa lógica acompanha o raciocínio do Scratch e depois haverá outras implementações.
Espero que as informações tenham ajudado você, fico à disposição!
Um abraço e bons estudos!!!