Eu queria mesmo era ter apagado este tópico aqui, mas aparentemente não é possível. Não consegui a ajuda que eu precisava com a minha dúvida mas eu já tinha deixado pra lá e prosseguido com o curso mesmo assim. Obrigado pela ajuda, pessoal.
Eu queria mesmo era ter apagado este tópico aqui, mas aparentemente não é possível. Não consegui a ajuda que eu precisava com a minha dúvida mas eu já tinha deixado pra lá e prosseguido com o curso mesmo assim. Obrigado pela ajuda, pessoal.
Oi, Mateus! Como você está?
Essa parte da lógica aplicada às vezes pode gerar algumas dúvidas mesmo mas é realmente importante que você continue com a iniciativa de procurar entender as funcionalidades. Vamos lá então!
O instrutor utilizou a função movimentaRaqueteOponente() para "automatizar" o movimento da raquete oponente e fazer com que ela "siga" a movimentação da bolinha no eixo y (ou seja, para cima e para baixo - movimento vertical).
Mas como isso funciona?
Vamos olhar novamente o código:
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
Na função estamos indicando que velocidadeYOponente receberá ( = ) a posição Y da bolinha, subtraída ( - ) da posição Y da raquete do oponente e a altura da raquete (raqueteComprimento), para que a bolinha sempre toque em algum ponto da raquete do oponente. Este valor será dividido por 2 (que significa que a bolinha irá tocar na metade da raquete) e ainda subtrairemos 30 (- 30) (ou seja, vai tocar em um ponto menor e específico da raquete do oponente).
Os nomes representam as variáveis e seus respectivos valores e aplicamos essas nomenclaturas para tornar o código mais legível! :)
Essa lógica acompanha o raciocínio do Scratch e depois haverá outras implementações.
Espero que as informações tenham ajudado você, fico à disposição!
Um abraço e bons estudos!!!