Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Duvida][sketch.js, line 32]

Fala pessoal! Primeira dúvida aqui, espero postar no formato correto.

Quando utilizo o código que resgatamos no GitHub, o seguinte erro retorna:

[sketch.js, line 32] "colisaoMinhaRaquetebb" is not defined in the current scope. If you have defined it in your code, you should check its scope, spelling, and letter-casin

Já fiz a validação da nomenclatura "colisaoMinhaRaquetebb" e ambas estão identicas no Draw e na function. Mas ainda sim, quando aperto o "Play", a bolinha fica parada no centro e a mensagem supracitada aparece, segue meu código:

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2 ;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

// variáveis raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);

}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaqueteA();
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  colisaoMinhaRaquetebb();

}

//Funções da raquete

function mostraRaqueteA(){
  rect (xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
   if (keyIsDown(DOWN_ARROW))
    yRaquete += 10;
 }

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete +raqueteAltura    && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  function colisaoMinhaRaquetebb(){
    colidiu = collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio); 
    if (colidiu) {
      velocidadexBolinha *= -1;
 }
  }
}


//Funções da bolinha
function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda(){
  if (xBolinha + raio> width ||
     xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;

  }

  if (yBolinha + raio> height ||
     yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }

}

Agradeço desde já futuros e atuais devs <3

2 respostas
solução!

Oi, Felipe! Tudo bem? Dei uma olhadinha e testei o seu código, para resolver esse problema basta algumas pequenas alterações:

Inicialmente excluímos a última chave da função colisaoMinhaRaquetebb, localizada na linha 61 do código, pois ela não está associada a abertura de nenhuma chave. Segue a imagem abaixo para auxiliar na sua localização e vizualização:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Após isso, notei que a função verificaColisaoRaquete não está fechada, ou seja, foi aberta uma chave para definir a função, entretanto ela não foi fechada. Para resolvermos o problema, então, basta adicionarmos uma chave "}" na linha 54, por exemplo. Segue abaixo uma imagem para auxiliar na visualização do problema:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só comunicar! Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.

Valeuuuuuuuu demais, Sarah! Funcionou perfeitamente. De quebra, aprendi o motivo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software