Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Return e Variáveis dentro de funções.

Olá pessoal, como estão?

Estou fazendo o curso de lógica de programação e antes de iniciar o tópico gostaria de dizer que tem sido ótimo pois acabei descobrindo que pulei muitas etapas e AGORA que estou de fato aprendendo JavaScript. Enfim.

Cheguei em um momento do curso em que estamos melhorando o jogo do número secreto e especificamente na aula 3 do tópico de Listas houve um momento em que tivemos que retirar o return da função de criar número aleatório: return parseInt(Math.random() * 10 + 1); , para fazer da seguinte forma: let numeroEscolhido = parseInt(Math.random() * 10 + 1 ); .

Eu entendi que nesse momento estamos criando uma lista e nesse bloco vamos fazer uma verificação para identificar os número que já apareceram, só que minha cabeça acabou bugando na questao do Return e no Let. Talvez eu até tenha me perdido um pouco nas aulas passadas, mas alguém poderia me explicar como isso funciona? Digo, não consigo entender em que casos eu uso Return e em que casos eu uso o Let. Durante as atividades e desafios eu utilizei let dentro das funções e obtive a resposta correta do que deveria aparecer, entretanto, quando vou ver a resulução uma delas apareceu com return e estava dando o mesmo resultado, agora estou com uma dúvida genuína (e talvez me pareça simples) em relação a como utilizar essas "ferramentas".

2 respostas
solução!

Olá, Evellyn. Espero que você esteja bem.

Que bom saber que você está gostando do curso e realmente aprendendo JavaScript.

O let é usado para declarar variáveis em JavaScript. Quando você usa let, está dizendo ao JavaScript que deseja criar uma nova variável que pode ser usada dentro do escopo em que foi declarada. Por exemplo, quando você escreve let numeroEscolhido = parseInt(Math.random() * 10 + 1);, está criando uma variável chamada numeroEscolhido que armazena um número aleatório entre 1 e 10.

Por outro lado, o return é usado dentro de uma função para especificar o valor que a função deve "devolver" quando é chamada. Quando você usa return, a execução da função é interrompida e o valor especificado é retornado para o local onde a função foi chamada. Por exemplo, se você tem uma função que gera um número aleatório e usa return, como em return parseInt(Math.random() * 10 + 1);, essa função vai devolver o número aleatório gerado sempre que for chamada.

A escolha entre let e return depende do que você está tentando fazer. Se você quer apenas armazenar um valor para uso posterior dentro do mesmo escopo, use let. Se você quer que uma função forneça um resultado que será usado em outro lugar do seu programa, use return.

No seu caso, ao criar uma lista de números aleatórios, você pode precisar armazenar esses números em uma variável para manipulação posterior, daí o uso de let. Mas se você está apenas gerando um número aleatório para ser usado imediatamente, o return dentro de uma função pode ser mais apropriado.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Oi Renan!

Obrigada pela explicação. Demorou um pouco mas consegui entender a utilização dos dois!