2
respostas

Duvida return

Olá, tenho bastante dificuldade com o uso do 'return'. Porque a partir do momento que o Node executa o código operacional, por exemplo 1+1, porque é necessário colocar o return já que o resultado dessa operação é 2 e o Node sabe disso? Convenção da língua? Alguma dica?

2 respostas

Oi Igor, tudo bom?

O JS é pensado dessa maneira para deixar nas mãos do desenvolvedor a opção ou não de uma função devolver um valor. Se não colocarmos o return na função ela sempre irá devolver undefined. Isso acontece pq podemos criar funções que apenas executam código e alteram o estado do objeto sem retornar nada.

Existem casos onde podemos executar diversas operações e retornar apenas o que queremos. Nesse caso, como o interpretador de JS irá saber qual é o valor que ele deve retonar. Pense na função:

class Matematica{
    mediaAritimetica(a,b,c,d,e){
        const soma = a + b + c + d + e;
        const numAtributos = 5;
        const media = soma / numAtributos;
        return media;
    }
}

Se não falarmos para a função que queremos retornar a média, como o JS saberá qual valor deve retornar?

Hmm...

Acho que agora entendi. Se não houvessem outras opções, o JS retornaria a média, certo?

Porque nessa função, nós só estamos fazendo atribuições para cada variável/objeto, então apesar de o JS saber que const numAtributos = 5, se eu não pedir para retornar o valor dessa variável, nessa função, nada acontece.

Posso pensar que é um tipo de console.log?