1
resposta

[Dúvida] Quando usar if e quando usar case?

Enquanto eu estava estudando me deparei com o case e na hora me veio uma duvida sobre qual a diferença dele com o if ,gostaria de saber quais as vantagems de ambos e quando usar cada um

1 resposta

Olá João.
Essa duvida é comum no inicio pois ambas tem um mesmo proposito.
No fim das contas vai aprender que não precisa nem um nem outro.
Mas vamos para uma explicação rapida:
Use if/else quando precisar testar condições complexas ou combinações lógicas, como comparações numéricas, verificações múltiplas ou situações que não se limitam a valores fixos.
Ele é mais flexível e permite expressar regras e condições variadas.
É ideal quando há poucas opções a verificar ou quando as condições envolvem operadores como maior que, menor que ou igual a.
Use switch/case quando quiser comparar uma mesma variável com diversos valores fixos e conhecidos.
Ele torna o código mais organizado e legível quando há muitas possibilidades simples e diretas, substituindo uma longa cadeia de else if.
Cada caso representa uma opção específica de um mesmo valor de entrada.
Por fim, quando o objetivo é apenas associar diretamente um valor de entrada a uma resposta, é possível substituir ambas as estruturas por um objeto ou dicionário.
Essa abordagem funciona como uma tabela de decisões, em que cada chave representa uma entrada e cada valor representa o resultado correspondente.
Ela é mais concisa e eficiente para casos simples e diretos.
Comente ai alguma duvida.
Bons estudos.