Enquanto eu estava estudando me deparei com o case e na hora me veio uma duvida sobre qual a diferença dele com o if ,gostaria de saber quais as vantagems de ambos e quando usar cada um
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Enquanto eu estava estudando me deparei com o case e na hora me veio uma duvida sobre qual a diferença dele com o if ,gostaria de saber quais as vantagems de ambos e quando usar cada um
Olá João.
Essa duvida é comum no inicio pois ambas tem um mesmo proposito.
No fim das contas vai aprender que não precisa nem um nem outro.
Mas vamos para uma explicação rapida:
Use if/else quando precisar testar condições complexas ou combinações lógicas, como comparações numéricas, verificações múltiplas ou situações que não se limitam a valores fixos.
Ele é mais flexível e permite expressar regras e condições variadas.
É ideal quando há poucas opções a verificar ou quando as condições envolvem operadores como maior que, menor que ou igual a.
Use switch/case quando quiser comparar uma mesma variável com diversos valores fixos e conhecidos.
Ele torna o código mais organizado e legível quando há muitas possibilidades simples e diretas, substituindo uma longa cadeia de else if.
Cada caso representa uma opção específica de um mesmo valor de entrada.
Por fim, quando o objetivo é apenas associar diretamente um valor de entrada a uma resposta, é possível substituir ambas as estruturas por um objeto ou dicionário.
Essa abordagem funciona como uma tabela de decisões, em que cada chave representa uma entrada e cada valor representa o resultado correspondente.
Ela é mais concisa e eficiente para casos simples e diretos.
Comente ai alguma duvida.
Bons estudos.