Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Pragma

Acabei de terminar o treinamento onde conseguimos implementar cabeçalhos, falar de memória stack e heap, e muitas outras matérias, mas não fiquei muito esclarecido sobre a palavra ´Pragma´ e para quando fazer o uso dela

2 respostas
solução!

Oi Miguel! Tudo joia?

A palavra #pragma é uma diretiva de pré-processador em C++ que fornece instruções específicas ao compilador. Essas instruções podem variar dependendo do compilador que você está usando, pois #pragma é uma extensão específica de cada compilador.

Um exemplo comum de uso de #pragma é o #pragma once, que é utilizado para evitar a inclusão múltipla de um arquivo de cabeçalho. Quando você inclui um arquivo de cabeçalho em vários outros arquivos, pode ocorrer um erro de redefinição de símbolos. O #pragma once ajuda a prevenir isso, garantindo que o arquivo seja incluído apenas uma vez por unidade de compilação.

Aqui está um exemplo prático:

// meu_arquivo.hpp
#pragma once

class MinhaClasse {
public:
    void minhaFuncao();
};

Neste exemplo, #pragma once garante que o conteúdo de meu_arquivo.hpp seja processado apenas uma vez, evitando problemas de duplicação.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Muito obrigado pelo esclarecimento :)