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[Dúvida] POR QUE FOI CONSIDERADA SOMENTE A VELOCIDADE EM X NO CÓDIGO DO GITHUB?

Eu entendi como o professor fez e consegui reproduzir, só me deu essa dúvida quanto ao código que foi pego no github, quando criada a função da colisão da raquete, é apenas considerada a velocidade em X para mudar de direção, por que?

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solução!

Oi Dani! Como você está?

Ao mudar apenas a velocidade de velocidadeXBolinha, a trajetória da bolinha muda de direção de uma forma mais coerente com a realidade. Ao colidir com a raquete, apenas sua direção na horizontal (eixo x) será alterada, enquanto a direção na vertical (eixo y) continuará no mesmo trajeto.

Caso alterássemos as duas variáveis de velocidade, além de voltar pela mesma direção na horizontal, a bolinha também voltaria para cima, no caso de ter vindo de cima. Veja no gif como a bolinha se comporta ao colidir com a minha raquete:

Gif do jogo pong. Mostra algumas jogadas. Quando a bolinha colide com a minha raquete, do lado esquerdo, ela volta pela mesma trajetória

Já apenas com a alteração de direção na movimentação do eixo X, o comportamento da bolinha fica mais dinâmico:

Gif do jogo pong. Mostra algumas jogadas. Quando a bolinha colide com minha raquete, do lado esquerdo, ela muda de direção no eixo x, mas volta por baixo ao ter vindo por cima, e vice versa.

Espero que tenha esclarecido sua dúvida, Daniel. Sinta-se a vontade para explorar as possibilidades do seu código e testar suas ideias! Será muito proveitoso para seu aprendizado.

Estou à disposição.

Forte abraço!

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