Eu entendi como o professor fez e consegui reproduzir, só me deu essa dúvida quanto ao código que foi pego no github, quando criada a função da colisão da raquete, é apenas considerada a velocidade em X para mudar de direção, por que?
Eu entendi como o professor fez e consegui reproduzir, só me deu essa dúvida quanto ao código que foi pego no github, quando criada a função da colisão da raquete, é apenas considerada a velocidade em X para mudar de direção, por que?
Oi Dani! Como você está?
Ao mudar apenas a velocidade de velocidadeXBolinha
, a trajetória da bolinha muda de direção de uma forma mais coerente com a realidade. Ao colidir com a raquete, apenas sua direção na horizontal (eixo x) será alterada, enquanto a direção na vertical (eixo y) continuará no mesmo trajeto.
Caso alterássemos as duas variáveis de velocidade, além de voltar pela mesma direção na horizontal, a bolinha também voltaria para cima, no caso de ter vindo de cima. Veja no gif como a bolinha se comporta ao colidir com a minha raquete:
Já apenas com a alteração de direção na movimentação do eixo X, o comportamento da bolinha fica mais dinâmico:
Espero que tenha esclarecido sua dúvida, Daniel. Sinta-se a vontade para explorar as possibilidades do seu código e testar suas ideias! Será muito proveitoso para seu aprendizado.
Estou à disposição.
Forte abraço!