Ola Naygno.
Voce é um aluno bastante aplicado.
Com certeza vai encontrar a solução.
Quando não conseguimos identificar um problema de primeira devemos refazer os passos desde o inicio.
Se possivel de tras para frente.
Por isso é importante documentar cada etapa e criar um check-list para verificação.
Vou listar algumas verificações que podem ajudar:
Verificar Configuração de VLANs e Trunking
VLANs:
- A primeira coisa que precisamos garantir é que as VLANs estão configuradas corretamente em todos os switches envolvidos.
- Certifique-se de que as portas dos switches estão associadas às VLANs corretas.
Trunking: - Verifique se as portas que conectam os switches entre si estão configuradas para trunking.
- O protocolo de trunking, como o IEEE 802.1Q, precisa estar configurado corretamente para permitir que as VLANs sejam transmitidas entre os switches.
- Se o trunk não estiver configurado ou o encapsulamento estiver errado, os dispositivos nas VLANs podem não conseguir se comunicar.
Configuração de Endereçamento IP
Endereço IP das VLANs:
- Certifique-se de que o endereço IP de cada VLAN (se estiver usando sub-redes diferentes para cada VLAN) está corretamente configurado no gateway de cada VLAN.
- Sem o roteador ou camada 3 (se estiver usando um roteador para roteamento entre VLANs), os pacotes não conseguirão ser roteados entre as VLANs.
Verificar a Tabela de ARP
Você mencionou que não está aparecendo o protocolo ARP (Address Resolution Protocol).
Isso é estranho, porque o ARP é normalmente usado para mapear os endereços IP para endereços MAC e é crucial para a comunicação na camada 2 (Ethernet).
Se você não está vendo ARP, pode ser que:
- O switch não esteja realizando o processo de aprendizado ARP corretamente.
- As VLANs não estão configuradas corretamente, e o tráfego ARP não está sendo propagado.
- Não há comunicação entre os dispositivos que você está tentando conectar.
Política de Acesso
Se você configurou alguma política de acesso ou ACLs (Access Control Lists), certifique-se de que as regras não estão bloqueando o tráfego entre as VLANs ou entre o PC e o gateway.
Pode ser que a configuração de ACL esteja bloqueando a comunicação ICMP (usada pelo comando ping) ou outros protocolos necessários para a comunicação.
Status do Roteador e Gateway
- Caso esteja utilizando um roteador para comunicação entre VLANs, verifique se o roteador está configurado corretamente para rotear entre as VLANs (ou seja, se o roteamento inter-VLAN está ativado).
- Verifique também se o PC da Coordenação está configurado com o gateway correto.
- Sem um gateway configurado, ele não conseguirá se comunicar com outras redes fora da sua sub-rede local.
Protocólos ICMP, STP e DTP
- O ICMP é o protocolo que o comando ping usa.
- Se o seu computador está tentando fazer o ping e não está recebendo resposta, isso indica que há algo bloqueando a comunicação (como ACLs ou configuração incorreta da VLAN).
- O STP (Spanning Tree Protocol) está relacionado à prevenção de loops de rede e pode estar impedindo a comunicação devido a um problema de topologia.
- O DTP (Dynamic Trunking Protocol) é responsável pela negociação automática das portas de trunk entre switches. Se o DTP não estiver configurado corretamente, pode estar causando problemas de conectividade entre os switches.
Outras Verificações
Testar com um switch simples: Tente simplificar a rede para testar a conectividade.
Coloque um PC em uma VLAN e outro PC em uma VLAN diferente e veja se eles conseguem se comunicar.
Se não, então é um problema de configuração de VLANs ou trunking.
Resetar dispositivos:
Caso tenha feito muitas alterações, pode ser útil resetar os dispositivos de rede para um estado inicial e tentar reconfigurar passo a passo.
Lembrando que são instruçoes padrão e algumas podem fugir um pouco do contexto .
Faça os testes ai e envia o feedback com a solução.
Bons estudos.
Até...