Ao estudar algo sempre vem pensamentos aleatórios que não consigo controlar, quando percebo, a professora já ensinou tudo, e o que me resta é ler tudo ao fim da aula. Alguma dica?
Ao estudar algo sempre vem pensamentos aleatórios que não consigo controlar, quando percebo, a professora já ensinou tudo, e o que me resta é ler tudo ao fim da aula. Alguma dica?
Oi, Elaine! Como vai?
A concentração é uma habilidade que vem com a prática! No começo, é super desafiador. Mas é possível ter algumas estratégias para treinar o foco.
É super normal a gente se distrair com pensamentos aleatórios. E, realmente, não podemos controlar nossos pensamentos.
Uma dica que parece simples mas é muito eficaz: quando perceber o pensamento aleatório, reconheça que ele está ali e simplesmente volte ao que você estava fazendo.
É como se, dentro da sua mente, você estivesse assistindo uma rodovia, com vários carros passando. Cada carro sendo um pensamento. Mas, seu objetivo é ver a rodovia, e não embarcar em cada carro que passa. Você pode ver o carro, perceber a cor, e deixar ele ir: ou seja - perceber a distração, ver que ela está ali, e falar consigo mesma "ok, distração, te vejo passando. Agora, pode ir embora, vou continuar vendo a aula".
Sei que é algo que parece bobo, mas, tenta!
Uma coisa que funciona para me manter mais focada é anotar aquilo que a professora está falando, mesmo que minhas anotações fiquem incompreensíveis ou bagunçadas. Isso ajuda a manter minha mente mais ocupada e evitar espaço para as distrações chegarem.
Quando o que vem na mente é algo que precisa ser feito ou alguma percepção importante, é possível pausar a aula, escrever em algum lugar que você verá depois, e então voltar para o momento atual e continuar estudando, confiando que a Elaine do futuro vai resolver o que precisa ser resolvido.
Em estudos mais complexos, o Ruído marrom pode ajudar. É literalmente um ruído, que ocupa um espaço de sua atenção que, se não estivesse ocupado, provavelmente seria ocupado por distrações.
Espero que essas dicas possam te ajudar, Elaine!
Um abraço.