Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

2
respostas

[Dúvida] Para saber mais: Empatia Radical

Confesso que, por não ser da área de design, o conceito de empatia radical me pareceu subjetivo no início. Mas, pelo que entendi do artigo, a ideia não é apenas “ouvir melhor o usuário”.

O ponto central é reconhecer que quem cria uma solução também carrega vieses, experiências e pontos cegos. Se isso não for considerado, podemos acabar desenhando produtos para um “usuário médio” e deixar de fora pessoas com realidades diferentes, como pessoas com deficiência, grupos marginalizados ou usuários que não se parecem com quem está criando a solução.

O que mais me chamou atenção foi essa provocação: quando falamos em produto centrado no humano, de qual humano estamos falando? Quem foi considerado? Quem não foi ouvido? Que necessidades foram ignoradas?

Trazendo para minha realidade profissional, começo a entender a empatia radical menos como um conceito subjetivo e mais como uma forma de qualificar a análise antes da solução. Ela ajuda a questionar se estamos resolvendo uma necessidade real ou apenas confirmando a visão interna da equipe.

Nesse sentido, acredito que a empatia radical pode contribuir para produtos mais inclusivos, úteis e sustentáveis, porque amplia o olhar sobre quem realmente será impactado pela solução.

2 respostas

Oi, Alessandro. Tudo bem com você?

Obrigado por compartilhar sua reflexão sobre o conceito de empatia radical. Sua interpretação está alinhada com os princípios apresentados no material. Você foi além da definição inicial ao destacar que a prática não se limita a ouvir o usuário, mas também envolve reconhecer os próprios vieses de quem projeta uma solução. Essa percepção é bastante relevante dentro do Design Thinking, pois incentiva decisões baseadas em evidências obtidas durante a etapa de imersão, e não apenas em suposições da equipe.

Outro ponto interessante foi a relação que você fez com a inclusão. A pergunta "de qual humano estamos falando?" reforça a importância de considerar diferentes perfis de usuários durante a pesquisa. Um exemplo disso é o desenvolvimento de um aplicativo bancário: se a equipe realizar entrevistas apenas com pessoas familiarizadas com tecnologia, poderá deixar de identificar dificuldades enfrentadas por idosos ou por pessoas com deficiência visual. Esse tipo de investigação amplia a compreensão do problema e favorece a criação de soluções mais acessíveis e relevantes para um público diverso.

Na sua opinião, quais técnicas de pesquisa com usuários poderiam ajudar uma equipe a identificar esses vieses antes de iniciar o desenvolvimento de um produto?

Parabéns pela qualidade da sua análise e por compartilhar sua perspectiva com a comunidade. Continue participando das discussões. O fórum está à disposição sempre que surgir uma nova dúvida.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigado pelo retorno e pelo exemplo do aplicativo bancário. Ele ajudou a tornar o conceito mais concreto para mim.

Não tenho experiência prática direta com pesquisa de usuários em design de produtos, mas, pensando a respeito, acredito que seguiria um caminho de investigação antes de propor soluções.

Eu começaria ouvindo perfis diferentes de usuários, para evitar que a equipe considere apenas pessoas com alta familiaridade digital ou parecidas com quem está desenvolvendo o produto. Também buscaria observar o uso real, pois algumas dificuldades aparecem mais na prática do que na fala.

Além disso, acredito que testes de usabilidade com protótipos simples ajudariam a identificar pontos cegos antes de grandes investimentos. Também seria importante ouvir quem abandona o processo ou não consegue concluir uma tarefa, pois esses casos podem revelar barreiras importantes.

Mesmo sem vivência prática na área, entendo que essas técnicas ajudam a reduzir suposições internas e aproximar a solução das necessidades reais de diferentes perfis de usuários.