Não conhecia a técnica SCAMPER antes deste conteúdo. Já conhecia o 5W1H, mas em outro contexto, mais voltado à estruturação de planos de ação e análise de problemas.
O SCAMPER me chamou atenção porque parece trazer mais direcionamento para a fase de ideação. Em vez de depender apenas de ideias soltas em um brainstorming, ele conduz a reflexão por perguntas objetivas, como: o que pode ser substituído, combinado, adaptado, modificado, eliminado ou reorganizado?
Pensando em um workshop de ideação, eu indicaria o SCAMPER quando o objetivo fosse melhorar um produto, serviço ou processo já existente. Ele pode ajudar a equipe a olhar para algo conhecido por novos ângulos, sem necessariamente começar do zero.
Também vejo valor em combinar técnicas. Por exemplo, usar os 5 Porquês para entender melhor a causa do problema, o 5W1H para estruturar contexto e plano de ação, e o SCAMPER para gerar possibilidades de melhoria. Assim, o processo fica mais organizado: primeiro entendemos melhor o problema, depois exploramos alternativas e, por fim, encaminhamos ações mais concretas.
Na minha visão, a principal contribuição dessas técnicas é evitar que o brainstorming fique disperso e/ou aleatório demais. Elas ajudam até com a governança no processo de "transformação criativa".