Olá, Guilherme, tudo bem?
Você deve olhar para a prática da revisão como algo que está dentro da sua rotina de estudos. Explico: Quando estamos estudando um conteúdo novo pela primeira vez, precisamos de mais tempo até assimilar aquele conceito, fazer as devidas conexões sinápticas e de fato entender o conteúdo que foi estudado. Uma vez feito este trabalho, a prática de revisão não deve ser estudar repetidas vezes o mesmo conteúdo, mas garantir que aquilo que já foi estudado no passado ainda permaneça na memória, diminuindo o risco de esquecermos dos conteúdos estudados. Para isso, uma leitura nas anotações dos conceitos e resolução de exercícios ajuda.
O exemplo dado na aula foi o de revisar depois de 1 hora o conteúdo, depois de 1 dia. Mas perceba que para revisar, é necessário já ter estudado. Caso feito dessa forma, a prática da revisão não levará o mesmo tempo que a prática do estudo de um conteúdo novo, uma vez que você já sabe o conteúdo, só precisa relembrar como aplicá-lo.
Sendo assim, o ideal é que seja destinado um horário menor para a prática da revisão e um outro maior para a prática do estudo. Além disso, esses tempos de intervalos são calculados como uma média geral para fins didáticos, o ideal é que você adapte os períodos de revisão à sua maneira. Então, se já passou um mês e você acha que o conteúdo ainda está fresco na memória, você pode estudar novas coisas ou revisar aquilo que já não lembra tanto.
Obrigada pela participação! Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.
Se essa resposta te ajudou, marque como solução ✓. Bons estudos!