EU não consegui compreender muito bem o que seria esse "setter" que eles comentaram bastante no curso. Alguém saberia usar outras palavras pra me explicar? Qual a necessidade disso e como isso se diferencia de uma variavel normal?
EU não consegui compreender muito bem o que seria esse "setter" que eles comentaram bastante no curso. Alguém saberia usar outras palavras pra me explicar? Qual a necessidade disso e como isso se diferencia de uma variavel normal?
Oi Yan, tudo bem?
No código que você compartilhou, os "setters" são basicamente funções que ajudam a mudar os valores das variáveis em React. Essas variáveis armazenam informações que podem ser atualizadas ao longo do tempo, como no exemplo em que você usa o useState.
O useState é uma ferramenta do React que retorna um par de valores: o valor atual da variável e uma função que permite mudar esse valor. No seu exemplo, há três variáveis: nome, cargo e imagem.
Quando você usa a função setNome, por exemplo, está atualizando o valor da variável chamada nome. Isso é importante porque, ao fazer isso, o React percebe que houve uma mudança e automaticamente atualiza a parte da página que mostra essas informações. Em outras palavras, ao chamar setNome('Novo nome'), o React muda o valor de nome para 'Novo nome' e o componente é redesenhado com essa nova informação.
A diferença crucial entre usar um "setter" e uma variável comum é que, ao usar um "setter", você garante que o React saiba da mudança e atualize a parte certa da página. Se você estivesse usando uma variável comum, teria que manualmente redesenhar o componente toda vez que o valor da variável mudasse.
Espero que eu tenha te ajudado a entender melhor.
Um abraço e bons estudos.
Obrigadoo! Ajudou bastante!