Bom dia, estou com algum problema no meu código que não consigo identificar. Quando eu deixo o input vazio, o alert é exibido normalmente, porém quando escrevo algo, o mesmo acontece. Ele entra na condicional do mesmo jeito. O que pode estar errado?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, estou com algum problema no meu código que não consigo identificar. Quando eu deixo o input vazio, o alert é exibido normalmente, porém quando escrevo algo, o mesmo acontece. Ele entra na condicional do mesmo jeito. O que pode estar errado?
Oi Estudante,
O problema está na forma como você está capturando o valor do input.
A variável inputItem está sendo definida fora do escopo do evento de clique, ou seja, ela é lida apenas uma vez quando o script é carregado. 🤔
Para corrigir isso, você precisa pegar o valor do input dentro da função do evento de clique, assim o valor será atualizado a cada clique. 😜
const inputItem = document.getElementById("input-item");
const botaoAdicionar = document.getElementById("adicionar-item");
botaoAdicionar.addEventListener("click", (evento) => {
evento.preventDefault();
if (inputItem.value === "") {
alert("Por favor, insira um item!");
return;
}
const itemDaLista = document.createElement("li");
const containerItemDaLista = document.createElement("div");
containerItemDaLista.classList.add("lista-item-container");
});
Para saber mais: Documentação sobre Eventos do DOM - Aprenda mais sobre como os eventos funcionam no DOM e como utilizá-los corretamente.
Continue praticando e aprofundando seus conhecimentos! 🧐