Quando chego aos exercícios da barra lateral, eu devo criar o meu html para testar e comparar a lógica com o gabarito? porque da forma que está a pergunta deve ser respondida mentalmente?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quando chego aos exercícios da barra lateral, eu devo criar o meu html para testar e comparar a lógica com o gabarito? porque da forma que está a pergunta deve ser respondida mentalmente?
Olá, Sérgio! Tudo bem?
Poderia compartilhar o link exato dessa atividade?
Mas de toda forma, essa é uma excelente pergunta!
Embora alguns exercícios da barra lateral (múltipla escolha ou desafios de lógica) possam parecer que pedem apenas uma "resolução mental", a recomendação de ouro para quem está aprendendo programação é: teste tudo na prática!
Responder mentalmente ajuda na revisão rápida, mas criar o ambiente de teste é onde o aprendizado realmente se consolida.
Sempre que vir um exercício de lógica, abra seu editor (VS Code, por exemplo) e faça o seguinte:
Crie um
index.htmlsimples.
Crie um arquivo.jse vincule-o ao HTML.
Copie o código do exercício, tente resolver e rode no navegador usando oconsole.log()para ver o resultado.
Se quiser algo mais rápido, você pode usar editores online como o CodePen ou JSFiddle para testar trechos pequenos sem precisar criar arquivos novos.
Se tiver dúvida em algum exercício específico, pode postar aqui que a gente analisa junto!
Bons estudos!
Sucesso ✨