Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida no Ex. 8 da Aula 1 - Começando com SpringMVC

Pessoal boa tarde.

Estou com uma dúvida com relação ao tipo de páginas que o Spring consegue resolver.

É o seguinte, na classe AppWebConfiguration temos o método:

@Bean
    public InternalResourceViewResolver internalResourceViewResolver() {
        InternalResourceViewResolver resolver = new InternalResourceViewResolver();
        resolver.setPrefix("WEB-INF/views/");
        resolver.setSuffix(".jsp");

return resolver;
    }

Porém, eu gostaria de trabalhar com arquivos xhtml, porém, ao alterar isso no resolver.setSuffix(".xhtml") e alterar a página para a extensão .xhtml, o Spring não consegue encontrá-la, retornando erro 404.

Existe mais alguma configuração para ser feita para que o Spring enxergue páginas xhtml?

4 respostas

Oi Rafael,

XHTML em geral são páginas que o pessoal costuma usar com JSF. Você está usando JSF? Alguma restrição específica para não poder usar JSP?

Abraço

@Paulo Jr,

Na verdade não, não estou utilizando JSF. É mais pra uma questão de aprendizado, visto que, na maioria das vezes no mercado é utilizado JSF ao invés de JSPs.

solução!

Rafael,

Para usar JSF, outras coisas precisam ser configuradas. Inclusive o controller não será mais do Spring e sim do JSF. Ou seja, não terá um método de configuração que enviará os dados para .xhtml. O Spring MVC não renderiza esse tipo de arquivo.

Com Spring MVC, você pode utilizar JSP ou outros frameworks de templating, como Velocity, e outros. Mas precisa configurar uns adapters diferentes também.

Resumindo, se o Spring for seu controller, use JSP, se o JSF for seu controller, use XHTML e deixe o JSF fazer o trabalho dele.

Abraço.

Maravilha Paulo, muito obrigado pelas explicações!