Olá Andrea!
Essa situação é mais comum do que parece: pessoas autênticas e sinceras muitas vezes têm dificuldade em “filtrar” suas reações ou ajustar a forma como se expressam, mesmo tendo uma boa aparência e presença.
Acredito que isso pode ser melhorado bastante com autopercepção e prática. Alguns exemplos:
1 - Trabalhar a consciência emocional.
Antes de falar, é importante perceber o que está sentindo.
Exemplo: se algo o incomoda, respire e identifique — “estou irritado”, “estou frustrado”, “estou apenas cansado”. Essa pausa de 2 segundos ajuda o cérebro a escolher como expressar a emoção em vez de deixá-la sair impulsivamente.
2 - Pensar na intenção antes de falar
Perguntar mentalmente: “O que quero que a pessoa entenda?”, “Como posso dizer isso sem ferir, mas sem perder a sinceridade?”. Isso ajuda a transformar uma verdade dura em uma verdade útil.
3 - Cuidar da linguagem não verbal
Mesmo sem falar, o rosto e o corpo dizem muito. Pode praticar relaxar o rosto (principalmente sobrancelhas e boca), manter contato visual gentil, não fixo, evitar cruzar os braços ou revirar os olhos. Um espelho ou gravação de vídeo curto pode ajudar a perceber expressões involuntárias.