2
respostas

[Dúvida] não consigo , me comunicar, mas me visto muito bem

Uma duvidas sou uma pessoas que me visto muito bem ,mas ao me comunicar tenho um pouco de dificuldade pôs sou muito sincera e as minhas expressões ficam visíveis, o que eu faço para melhorar e transmitir em palavra de um jeito que as pessoas possam me entender melhor

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas

Olá Andrea!
Essa situação é mais comum do que parece: pessoas autênticas e sinceras muitas vezes têm dificuldade em “filtrar” suas reações ou ajustar a forma como se expressam, mesmo tendo uma boa aparência e presença.
Acredito que isso pode ser melhorado bastante com autopercepção e prática. Alguns exemplos:

1 - Trabalhar a consciência emocional.
Antes de falar, é importante perceber o que está sentindo.
Exemplo: se algo o incomoda, respire e identifique — “estou irritado”, “estou frustrado”, “estou apenas cansado”. Essa pausa de 2 segundos ajuda o cérebro a escolher como expressar a emoção em vez de deixá-la sair impulsivamente.

2 - Pensar na intenção antes de falar
Perguntar mentalmente: “O que quero que a pessoa entenda?”, “Como posso dizer isso sem ferir, mas sem perder a sinceridade?”. Isso ajuda a transformar uma verdade dura em uma verdade útil.

3 - Cuidar da linguagem não verbal
Mesmo sem falar, o rosto e o corpo dizem muito. Pode praticar relaxar o rosto (principalmente sobrancelhas e boca), manter contato visual gentil, não fixo, evitar cruzar os braços ou revirar os olhos. Um espelho ou gravação de vídeo curto pode ajudar a perceber expressões involuntárias.

4 - Usar frases de empatia

Frases que mostram consideração tornam a comunicação mais leve: “Entendo o que você quis dizer…”, “Posso te dar uma opinião sincera?”, “Não quero ser duro, mas acho que vale pensar em…”. Essas expressões preparam o outro emocionalmente e diminuem resistências.

5 - Treinar comunicação assertiva
Assertividade é o ponto de equilíbrio entre ser honesto e respeitoso.

6 - Feedback de pessoas confiáveis

Pedir a amigos próximos ou colegas: “Como foi o que eu disse?”, “Você acha que minha expressão pareceu irritada?”. Esse tipo de retorno acelera o autodesenvolvimento.