3
respostas

[Dúvida] "movimentaRaqueteOponente" não está definido

Olá, não estou encontrando onde errei, sendo que conferir e está dando esse erro!

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro /  2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variavéis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150; 
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
    background(0);
    mostraBolinha();
    movimentaBolinha();
    verificaColisaoBorda();
    mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
    movimentaMinhaRaquete();
    //verificaColisaoRaquete();
    colisaoMinhaRaqueteBiblioteca();
    mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
    movimentaRaqueteOponente();
}

function mostraBolinha (){
  circle (xBolinha,yBolinha,diametro);
}

function movimentaBolinha(){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
    if (xBolinha + raio > width || 
        xBolinha - raio < 0){
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
    if (yBolinha + raio > height || 
        yBolinha - raio < 0) {
        velocidadeYBolinha *= -1;
    }
}
function mostraRaquete (x,y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
} 

function movimentaMinhaRaquete() {
    if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
        yRaquete -= 10;
    }
    if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
        yRaquete += 10;
    }
}

function verificaColisaoRaquete() {
    if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
        && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && 
        yBolinha + raio > yRaquete) {
        velocidadeXBolinha *= -1;
    }
}
function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(){
  colidiu =
collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  function movimentaRaqueteOponente(){
    velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
}
3 respostas

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Oi, Bruno! Tudo bem?

O problema está ocorrendo pois a chave "}" responsável por fechar a função colisaoMinhaRaqueteBiblioteca() está localizada após o fim da função movimentaRaqueteOponente(). Dessa forma, a função movimentaRaqueteOponente() não está sendo definida no escopo global do nosso código e sim dentro da função colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(), por isso não está sendo reconhecida.

Para resolvermos esse problema basta excluirmos a última chave, localizada na última linha do código, pois essa chave está fechando a função colisaoMinhaRaqueteBiblioteca() e não a função movimentaRaqueteOponente() . Após isso, precisamos adicionar uma chave "}" antes do inicio da função movimentaRaqueteOponente(), para conseguirmos fechar a função colisaoMinhaRaqueteBiblioteca().

Dessa maneira, essas nossas duas funções devem ficar da seguinte forma:

function colisaoMinhaRaqueteBiblioteca(){
  colidiu =
collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
  if (colidiu){velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

  function movimentaRaqueteOponente(){
    velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
    yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida se sinta à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Poutz quebrei a cabeça para achar o erro e era algo tão simples rsrs. Consegui identificar aqui e corrigi! Obrigado Sarah