Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Mobile tem Backend?

Olá, pessoal!

O professor mencionou que a área de Desenvolvimento Mobile é muito parecida com o Front-end, focando na interface e interação no celular. Isso me fez pensar:

  1. Onde entra o Back-end em um aplicativo Mobile?
    Quase todos os aplicativos interagem com a internet para salvar dados, processar informações de segurança e se comunicar. Isso não significa que o desenvolvimento Mobile exige, na maioria das vezes, uma integração robusta com um Back-end (como APIs REST, Bancos de dados) para ser funcional, indo além da camada visual?

  2. Sobre o desempenho e a memória:
    Se desenvolvemos para sistemas operacionais diferentes (Android e iOS), o desenvolvimento Mobile não exige uma atenção especial para o gerenciamento de recursos (como memória e bateria) que é específico de cada plataforma? Por exemplo, mesmo usando uma tecnologia como Flutter, ainda precisamos considerar as particularidades do ciclo de vida da memória no iOS e no Android para garantir uma aplicação otimizada.

Qual a experiência de vocês entre o Front-end do celular, o Back-end necessário para a funcionalidade, e os desafios de otimização de recursos específicos da plataforma (além do desenvolvimento da interface)?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas
solução!

Oii, André.

Vou dividir a resposta da sua dúvida em três partes para ficar mais claro:

O papel do Back-end no Mobile:

Você tá certo em pensar que a maioria dos aplicativos não se limita apenas à interface. Quase todos precisam interagir com um Back-end, seja para autenticação, persistência de dados, sincronização entre dispositivos ou até para funcionalidades em tempo real. O aplicativo Mobile geralmente funciona como o cliente (Front-end), enquanto o Back-end expõe APIs (REST, GraphQL, gRPC, etc.) que fornecem dados e regras de negócio.
Sem esse apoio, muitos apps ficariam restritos a dados locais e teriam funcionalidades bastante limitadas.

Diferença entre desenvolvimento Mobile e Web Front-end:

Mesmo que ambos lidem com a camada de apresentação, o Mobile tem um grau maior de contato com o hardware e o sistema operacional. Isso significa que, além de renderizar a interface, o desenvolvedor Mobile precisa lidar com permissões, sensores, notificações e ciclos de vida específicos de cada plataforma. Ou seja: o Mobile é, sim, mais “próximo da máquina” do que o Front-end Web.

Otimização e recursos da plataforma:

Sobre memória, bateria e desempenho: você está novamente correto.
Mesmo frameworks multiplataforma como Flutter ou React Native abstraem muitas diferenças, mas não eliminam a necessidade de considerar particularidades de Android e iOS. Por exemplo:

  • O gerenciamento de processos em segundo plano é mais restritivo no iOS do que no Android.
  • O consumo de bateria pode variar bastante dependendo de como você acessa a câmera, GPS ou rede.
  • Ciclos de vida dos aplicativos são diferentes e influenciam no uso de memória.

Esses cuidados são parte importante do desenvolvimento Mobile, especialmente em aplicações que exigem alto desempenho.

Se você está começando, uma boa prática é experimentar construir um app simples que se conecte a uma API (pode ser até uma API pública) e observar como o comportamento muda em Android e iOS. Isso vai deixar ainda mais claro como esses mundos se conectam.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oii, Lorena!

Muito obrigado pela resposta super completa! A forma como você dividiu em três partes deixou tudo bem claro

Essa visão de que o Mobile se limitaria apenas a interface tinha vindo de um comentário do professor, então eu estava com essa dúvida na cabeça. Agora entendi bem melhor como o Back-end entra como parte fundamental para a maioria dos apps, e também como o gerenciamento de recursos pesa bastante

Já tive alguma experiência com Android usando Java, então fez muito sentido quando você falou das particularidades de cada sistema (já que nunca observei como funcionaria em outros sistemas tipo o iOS, somente Android).

O ponto sobre processos em segundo plano no iOS e o impacto no consumo de bateria foi ótimo, vou guardar isso com certeza

Valeu mais uma vez, sua resposta me deu uma visão bem mais completa sobre o desenvolvimento mobile!

Abraços!