Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

0
respostas

[Dúvida] Mobile tem Backend?

Olá, pessoal!

O professor mencionou que a área de Desenvolvimento Mobile é muito parecida com o Front-end, focando na interface e interação no celular. Isso me fez pensar:

  1. Onde entra o Back-end em um aplicativo Mobile?
    Quase todos os aplicativos interagem com a internet para salvar dados, processar informações de segurança e se comunicar. Isso não significa que o desenvolvimento Mobile exige, na maioria das vezes, uma integração robusta com um Back-end (como APIs REST, Bancos de dados) para ser funcional, indo além da camada visual?

  2. Sobre o desempenho e a memória:
    Se desenvolvemos para sistemas operacionais diferentes (Android e iOS), o desenvolvimento Mobile não exige uma atenção especial para o gerenciamento de recursos (como memória e bateria) que é específico de cada plataforma? Por exemplo, mesmo usando uma tecnologia como Flutter, ainda precisamos considerar as particularidades do ciclo de vida da memória no iOS e no Android para garantir uma aplicação otimizada.

Qual a experiência de vocês entre o Front-end do celular, o Back-end necessário para a funcionalidade, e os desafios de otimização de recursos específicos da plataforma (além do desenvolvimento da interface)?