1
resposta

[Dúvida] Mindset fixo e de crescimento

Com base na aula, o Mindset, ou mentalidade sobre determinada situação é algo inerente ao ser humano e nós temos em nós as duas formas de Mindset, fixo e de crescimento que se alternam a depender da situação que vivemos e do arcabouço de vivências que carregamos. Há pessoas que a depender de sua história de vida e crenças, são muito conectadas a uma forma ou outra de mentalidade. A pesquisa de Carol Dweck detectou que alunos que tem um mindset de crescimento, isto é, que entendem que são capazes de desenvolver novas habilidades e superar suas deficiências, saem-se melhor no processo de aprendizagem, em detrimento daquelas pessoas que tem o mindset fixo, isto é, cuja mentalidade está condicionada a crenças limitantes. O que traz esperança, a partir da pesquisa de Carol Dweck, é que se tivermos o estímulo certo, podemos mudar nossa mentalidade e consequentemente, nossa forma de encarar os desafios que se apresentam, de forma que haja a convicção que somos capazes de nos desenvolver e superá-los.

1 resposta

Oii, Thiago!

A pesquisa de Carol Dweck realmente traz insights valiosos sobre como nossa mentalidade pode influenciar nosso aprendizado e desenvolvimento pessoal.

Pra reforçar o que você já mencionou, o mindset de crescimento é a crença de que podemos desenvolver nossas habilidades e inteligência através de esforço, boas estratégias e ajuda de outras pessoas. Por outro lado, o mindset fixo é a crença de que nossas habilidades são inatas e imutáveis.

Um exemplo prático disso pode ser visto no aprendizado de uma nova língua. Com um mindset fixo, alguém pode pensar: "Eu nunca fui bom em aprender línguas, então não adianta tentar". Já com um mindset de crescimento, a mesma pessoa poderia pensar: "Ainda não sou fluente, mas com prática e estudo, posso melhorar e me tornar fluente".

O que é realmente encorajador é que, como você mencionou, nossa mentalidade não é estática. Podemos trabalhar para desenvolver um mindset de crescimento, o que nos ajuda a enfrentar desafios com mais resiliência e a ver o fracasso como uma oportunidade de aprendizado.

Um abraço e bons estudos.