Black November

ATÉ 50% OFF

TÁ ACABANDO!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Dúvida] Manipulando Doom

Estou treinando mainupar o doom em cada interação nova , por curiosidade , porém estou tendo dificuldade em alguns pontos , sendo esse o html

<p>Gênero</p>
                <input type="radio" name="userGender" id="Feminino" value="Feminino">
                <label for="Feminino">Feminino</label>

<input type="radio" name="userGender" id="Masculino" value="Masculino">
                <label for="Masculino">Masculino</label>

<input type="radio" name="userGender" id="NaoInforma" value="NaoInforma">
                <label for="NaoInforma">Não Informar</label>

</fieldset>
            <button id="generoButton" type="submit">Enviar</button><br>

e esse o Java Script

const generoButton = document.getElementById('generoButton')

generoButton.addEventListener('click', (event) => {
    event.preventDefault();
    let genero = document.querySelector('input[name="userGender"]:checked');

validarSexo(genero)
})

function validarSexo(obj) {
    if (!obj) {
        console.log("Campo em branco")
    } else {
        console.log("valor escolhido", obj.value)
    }
}

O problema é que deveria aparecer no console.log a minha mensagem ,lembrando que o script já está na página html

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Oi, Rafael, como vai?

Agradeço por compartilhar seu código com a comunidade Alura. Com o que você descreveu e olhando o trecho que enviou, a lógica da função validarSexo está correta, então o que provavelmente está acontecendo é que o document.getElementById('generoButton') está retornando null porque o script é carregado antes do botão existir no HTML. Quando isso acontece, o evento de clique não é registrado e nada aparece no console.log, mesmo com o script na página.

Uma dica interessante para o futuro é envolver seu código em um evento de DOMContentLoaded, para garantir que o DOM já foi carregado antes de buscar os elementos. Veja este exemplo em HTML:

document.addEventListener('DOMContentLoaded', function() {
    const botao = document.getElementById('generoButton');

botao.addEventListener('click', function(event) {
        event.preventDefault();
        let genero = document.querySelector('input[name="userGender"]:checked');

if (!genero) {
            console.log('Campo em branco');
        } else {
            console.log('Valor escolhido:', genero.value);
        }
    });
});

Esse código espera o carregamento do DOM (DOMContentLoaded) para so depois buscar o botão generoButton, garantindo que o evento de clique funcione e mostrando no console o valor selecionado ou uma mensagem se nada foi marcado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!