Exemplo: Javascript é uma linguagem, certo? Também é um interpretador? Se não for, qual é o interpretador do Javascript?
Exemplo: Javascript é uma linguagem, certo? Também é um interpretador? Se não for, qual é o interpretador do Javascript?
Bom dia, Bernardo! Beleza ?
Então, o JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível que nós utilizamos, assim como as outras linguagens, para dar comandos ao computador de uma forma que nós humanos consigamos entender. Desta forma, quando uma linguagem é produzida, juntamente a ela são produzidos softwares específicos para traduzir quais comandos em código de máquina equivalem a cada comando e estruturas em geral que aquela linguagem possui. Sendo assim, cada linguagem de programação possui um ou mais tradutores específicos para ela, pois cada linguagem tem uma estrutura própria e uma sintaxe própria para indicar quais comandos equivalem outros em código de máquina.
No caso específico do JavaScript, temos por exemplo a V8 Engine e o Node.JS, ambos são softwares responsáveis por interpretar código JavaScript e transformar em código de máquina.
A V8 Engine é o software interpretador que a google desenvolveu para interpretar códigos JavaScript no Google Chrome. Sendo assim, quando nós abrimos um site que utiliza código JavaScript no Front-End para adicionar alguma interatividade visual, exibir alguma mensagem no console, etc, por baixo dos panos, é a V8 Engine que está interpretando o código JavaScript que foi desenvolvido pelo Dev criador do site. Da mesma forma, o Node.JS é outro software interpretador utilizado para traduzir código JavaScript para código de máquina, porém, do contrário, ele é utilizado no Back-End, para fazer requisições em Bancos de Dados, entre outras coisas.
Esses softwares interpretadores são instalados separadamente, porém, geralmente nós não percebemos a presença deles por já estarem embutidos em muitas ferramentas de desenvolvimento. A V8 Engine, por exemplo, já vem embutida no Google Chrome quando instalamos ele, sendo assim, ao abrir no Google Chrome um arquivo HTML apontando para um arquivo JavaScript, parece que "magicamente" aquele código está sendo rodado, porém, é apenas o interpretador do navegador fazendo seu trabalho. Em contrapartida, se quisermos rodar código JavaScript no nosso computador fora do navegador, é necessário instalar o Node, que pode ser utilizado chamando ele no terminal e apontando qual arquivo ele deve interpretar; se o arquivo tiver alguma mensagem de saída (console.log), ela será mostrada ali no próprio terminal.
Espero poder ter ajudado de alguma forma e esclarecido um pouco sobre essa relação de linguagens x interpretadores. Caso alguma parte tenha ficado meio confusa e ainda esteja com dúvidas, é só mandar aí!
Um abração!!!