Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Js ou Jsx? E o react + vite?

Uma dúvida, por que nos outros projetos estávamos criando Jsx e agora estamos criando arquivos JS? Tem algum motivo essa alternância? Quando utilizar um e quando utilizar o outro?

Outra coisa também, porque não estamos utilizando o react + vite? Também na linha da pergunta anterior, quando usar cada um e porque?

2 respostas
solução!

Olá, Lucas! Vou tentar esclarecer suas dúvidas.

Primeiramente, sobre a questão dos arquivos .js e .jsx, a diferença básica é que o .jsx é uma extensão do JavaScript que permite escrever HTML dentro do JavaScript, o que é muito utilizado no React. Já o .js é o JavaScript puro. No curso, provavelmente utilizamos .jsx quando estamos lidando com componentes React que retornam algum JSX (HTML dentro do JavaScript). E utilizamos .js quando o arquivo é apenas JavaScript puro, sem retorno de JSX.

Por exemplo, no vídeo, o instrutor criou um arquivo index.js dentro da pasta "inicio" e "sobreMim" que são componentes do React e retornam JSX, por isso poderiam ser .jsx também. Mas, no fim das contas, a escolha entre .js e .jsx muitas vezes se resume a uma questão de preferência pessoal ou padrão do time de desenvolvimento.

Em relação ao React + Vite, o Vite é uma ferramenta de build mais moderna e rápida, criada pelo mesmo desenvolvedor do Vue.js. Ela é realmente interessante e pode trazer benefícios em termos de velocidade de desenvolvimento. No entanto, o Create React App (CRA), que é o mais tradicional, ainda é muito utilizado e tem uma grande comunidade, com muitos recursos e soluções para problemas que você possa encontrar.

A escolha entre Vite e CRA vai depender do seu projeto. Se você precisa de uma inicialização e compilação super rápidas e está disposto a lidar com possíveis problemas menos documentados, o Vite pode ser uma boa escolha. Se você prefere algo mais estável, com muitos recursos e uma grande comunidade, o CRA pode ser melhor.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Ah sim, entendi. É que de um curso para o outro muda tudo, até a forma de começar, aí no terceiro curso já volta a ser como foi no primeiro, achei meio estranho.