1
resposta

[DÚVIDA] Javascript - Ping Pong (Iniciante)

Estou no nível inicial de programação no curso de JavaScript.

  1. O código de fazer o oponente errar não funciona, o que estou errando?

  2. Em certos momentos a bolinha trava atrás da raquete e marca múltiplos pontos, como posso resolver isso?

  3. Existe alguma forma de deixar o código menor?

//Variáveis da bolinha
var xBolinha = 300;
var yBolinha = 200;
var dBolinha = 20;
var raio = dBolinha / 2;

//Velocidade da bolinha
var velocidadeYBolinha = 6;
var velocidadeXBolinha = 6;
var colidiu = false;

//Variáveis da nossa raquete
var xRaquete = 5;
var yRaquete = 150;
var raqueteComprimento = 10;
var raqueteAltura = 60;

//Variáveis do oponente
var xRaqueteOponente = 585;
var yRaqueteOponente = 150;
var velocidadeYOponente;
var chanceDeErrar = 0;

//Placar do jogo
var meusPontos = 0;
var pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
var raquetada;
var ponto;
var trilha;

function preload(){
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  VerificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  VerificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha (){
  circle(xBolinha, yBolinha, dBolinha);
}

function movimentaBolinha (){
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda (){
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
  velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete (x, y){
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete (){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}  

function VerificaColisaoRaquete(x, y){
    colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
    if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
      raquetada.play();
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 65
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
  calculaChanceDeErrar ()
}

function incluiPlacar(){
  stroke(255);
  textAlign(CENTER)
  textSize(18);
  fill(color(255,140,0))
  rect(180, 10, 40, 20)
  fill(255)
  text(meusPontos, 200, 26)
  fill(color(255,140,0))
  rect(380, 10, 40, 20)
  fill(255)
  text(pontosDoOponente, 400, 26)
}

function marcaPonto (){
  if(xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }
  if(xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 1
    if (chanceDeErrar >= 39){
    chanceDeErrar = 40
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1
    if (chanceDeErrar <= 35){
    chanceDeErrar = 35
    }
  }
}

Agradeço!

1 resposta
O post foi fechado por inatividade. Para continuar o assunto, recomendamos criar um novo tópico. Bons Estudos!