Estou no nível inicial de programação no curso de JavaScript.
O código de fazer o oponente errar não funciona, o que estou errando?
Em certos momentos a bolinha trava atrás da raquete e marca múltiplos pontos, como posso resolver isso?
Existe alguma forma de deixar o código menor?
//Variáveis da bolinha
var xBolinha = 300;
var yBolinha = 200;
var dBolinha = 20;
var raio = dBolinha / 2;
//Velocidade da bolinha
var velocidadeYBolinha = 6;
var velocidadeXBolinha = 6;
var colidiu = false;
//Variáveis da nossa raquete
var xRaquete = 5;
var yRaquete = 150;
var raqueteComprimento = 10;
var raqueteAltura = 60;
//Variáveis do oponente
var xRaqueteOponente = 585;
var yRaqueteOponente = 150;
var velocidadeYOponente;
var chanceDeErrar = 0;
//Placar do jogo
var meusPontos = 0;
var pontosDoOponente = 0;
//sons do jogo
var raquetada;
var ponto;
var trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
VerificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
VerificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha (){
circle(xBolinha, yBolinha, dBolinha);
}
function movimentaBolinha (){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda (){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete (x, y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete (){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function VerificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 65
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar ()
}
function incluiPlacar(){
stroke(255);
textAlign(CENTER)
textSize(18);
fill(color(255,140,0))
rect(180, 10, 40, 20)
fill(255)
text(meusPontos, 200, 26)
fill(color(255,140,0))
rect(380, 10, 40, 20)
fill(255)
text(pontosDoOponente, 400, 26)
}
function marcaPonto (){
if(xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10){
pontosDoOponente += 1;
ponto.play();
}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
Agradeço!