1
resposta

Como rodar um projeto em Java?

Eu tentei rodar esse projeto: https://github.com/EncodeDecodeStepByStep/EncodeDecodeStepByStep/tree/master por horas, usei o chagpt, foi uma luta pra conseguir rodar, acho q era por causa das versões erradas e devia ter outra coisa tbm.

Minha dúvida é: como identificar nos projeto Java(não sei se muda de linguagem pra linguagem)qual comando usar no terminal pra rodar o backend e qual comando pra rodar o frontend? Não estou falando do ".exe".
Dúvida 2: O projeto tem 2 formas de rodar uma sendo pelo instalar ".exe" e outra rodando comandos pra rodar o backend e o frontend? Qual o nome de rodar da segunda forma?
Dúvida 3: Faz um passo a passo de como rodar esse projeto do link, tipo onde tem q olhar, qual comando rodar, usar as versões certas, etc.
Sei q é bastante coisa mas me ajudaria bastante.

1 resposta

Olá, Luidi...

pelo github, dá para entender que esse projeto está dividido em partes:

Backend: Java com Maven, porque possui arquivos como pom.xml, mvnw e pasta src.

Frontend: React com TypeScript, porque dentro da pasta frontend existem arquivos como package.json, tsconfig.json, src e public.

Versão instalável: também existe uma versão empacotada em .exe, feita para o usuário final instalar no Windows.

para descobrir qual comando usar em qualquer projeto, normalmente você pode seguir esta lógica:

Se existir pom.xml, geralmente o projeto Java usa Maven.
Se existir build.gradle, normalmente usa Gradle.
Se existir package.json, o projeto usa Node.js e os comandos ficam dentro da parte scripts.

no seu caso, o passo a passo mais provável para rodar pelo código-fonte seria:

1. instalar versões compatíveis, já que o projeto é antigo. Normalmente Java 8 ou 11 e Node.js 12 ou 14 ajudam mais.

2. Rodar o backend na pasta raiz:

mvnw.cmd spring-boot:run
  1. Abrir outro terminal e rodar o frontend:
cd frontend
npm install
npm start

Se houver Electron configurado, também pode existir algo como:

npm run electron

Sobre sua segunda dúvida: rodar pelo .exe é a versão compilada para instalação. Rodar por comandos usando o código do projeto costuma ser chamado de rodar em ambiente de desenvolvimento ou executar pelo código-fonte.