Olá Marcel, tudo bem com você?
Existe sim uma diferença em tempo de execução de um programa, dependendo se ele foi construído de maneira compilada ou interpretada, e aí está a diferença perceptível entre a linguagem Python e a linguagem C, por exemplo. É uma tendência que com a evolução de poder computacional, essa diferença fique quase imperceptível, principalmente para o usuário final do programa, no entanto, essa discussão ainda é interessante pois temos um grande número de dispositivos IoT, ou seja, sistemas embarcados com limitações de hardware, como televisões, aparelhos portáteis, micro ondas, etc.
Ainda assim, a preocupação de performance vai ser presente para sempre, trazendo à discussão o seguinte dilema: quando utilizar uma linguagem compilada e quando utilizar uma interpretada?
Em geral, utilizamos linguagens compiladas para tarefas críticas que precisam de muita performance, justamente pela característica citada anteriormente; no entanto, utilizar esse tipo de linguagem em geral significa usar mais tempo no desenvolvimento pois, via de regra, acabam sendo linguagens mais verbosas, como a linguagem C ou Java, por exemplo. Sabendo disso, a utilização de linguagens interpretadas acaba sendo mais para tarefas não críticas, que não dependem puramente de performance, um grande exemplo pode ser transmissão de dados em rede, como acontece nos nossos navegadores, que usam a linguagem JavaScript, uma linguagem interpretada. Nesse caso, o tempo de desenvolvimento acaba sendo um pouco menor, pois a linguagem é menos verbosa, isso é, é necessário escrever menos para fazer uma mesma tarefa, com o custo do desempenho.
Para diminuir essa diferença, todas as peças de hardware que compõem o principal do computador contam (processador, memória principal, memória secundária, placa-mãe), pois elas conversam entre si e constantemente aumentam suas velocidades de transmissão. No entanto, a peça que faz mais diferença é o processador, que contém a memória mais rápida de todo o computador.
Fico à disposição em caso de dúvidas.
Um grande abraço e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!