Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Git Status está bem diferente e quando tento dar o comando git add não dá certo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade ![comando git status)

Eu segui a instrução que achei no forum em uma duvida de repositorio. digitei o comando cd ~ e depois ls -lha.

ficando deste jeito

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

quando digito o comando git add . dá uma mensagem pra escolher o arquivo. ai digito git add index.html dá este erro abaixo Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadenão sei como continuar as aulas de git

2 respostas
solução!

Oi, Aleksandra, tudo bem?

Vamos analisar as imagens do terminal que você enviou para conseguir solucionar os obstáculos que você teve ao executar os comandos.

Na primeira imagem, ao utilizar o comando git status aparecem no terminal vários avisos "warning: could not open directory". Estes avisos indicam que você não tem permissão para modificar o conteúdo de determinadas pastas. Além disso, é possível ver que muitos arquivos estão sendo monitorados pelo Git.

Este problema acontece devido a utilização do comando git init na raiz do computador, que faz com que todos os arquivos e pastas passem a ser monitorados pelo Git.

Quando utilizamos o comando cd ~ nos movemos para a raiz do computador e em seguida quando utilizamos o comando ls -lha listamos todos os arquivos dentro da pasta contendo inclusive os arquivos ocultos, que são mostrados em virtude do uso da letra "a" ao final do código. Como estamos na raiz do computador vários arquivos são listados, isso pode ser observado na segunda imagem do terminal que você enviou com arquivos sendo mostrados em diferentes cores.

Para fazer com que o Git pare de monitorar todos os arquivos e pastas do seu computador, podemos seguir o procedimento abaixo:

  • Usaremos o comando cd ~ ;
  • Em seguida utilizaremos o comando rm -rf .git;
  • Após executar esse comando, observaremos que a pasta deixará de ser um repositório do git, demarcado pela palavra master.

Agora será possível criar uma nova pasta onde desejar, abri-la no terminal seja navegando pelas pastas através do comando cd ou, clicando com o botão direito dentro da pasta e selecionando a opção Git Bash Here (para Windows), ou selecionando Open Terminal Here (para Linux e Mac) e execute o comando git init.

Para confirmar que os demais arquivos e pastas não estão mais sendo monitorados podemos usar o comando git status.

Perceba que os arquivos que aparecem em vermelho (mostradas nas imagens 3 e 4) ao utilizar o git status, não se tratam de erros ou problemas encontrados, mas sim, indicam que os arquivos passaram a ser monitorados pelo Git ou sofreram alterações que ainda não foram adicionados para serem commitadas. Portanto reforço que não precisa se preocupar, pois não se trata de nenhum problema, apenas de uma marcação visual.

Após realizar o procedimento,você conseguirá dar continuidade ao curso e realizar as operações mostradas pelo instrutor, utilizando os comandos git add ., git statuse git commit -m "Insira a mensagem de commit aqui".

Espero ter ajudado. Caso surjam novos desafios, estarei à disposição para te ajudar.

Grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Rodrigo, obrigado pela ajuda. Descupas estava bem cansada ontem e percebi agora que a maioria das coisas que escrevi sumiram... rsrsrs.

gratidão pela ajuda, deu tudo certo!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software