1
resposta

[Dúvida] Ferramentas úteis para um dev frontend que não entende muito de design

Olá pessoal, sou um desenvolvedor frontend, consigo trabalhar muito bem com html, css, js e com frameworks como angular, react. Porém sou muito leigo com questões relacionadas a design, por exemplo, se você me passa o figma de uma aplicação para eu fazer, aí é moleza, eu faço numa boa, mas se você pede para eu codificar o site/sistema sem me passar o layout (Deixando comigo as questões de cores, design, etc), aí eu me perco bastante, fico muito travado muitas vezes. Que ferramentas ou técnicas podem me ajudar a melhorar esse lado? Aqui na plataforma tem cursos que podem me ajudar nesse aspeto?

1 resposta

Oii Silvio, tudo bem?

Muitos desenvolvedores frontend enfrentam desafios quando se trata de design. Felizmente, existem várias ferramentas e técnicas que podem ajudar você a melhorar nesse aspecto. Aqui estão algumas sugestões:

  1. Design Systems: Ferramentas como o Material Design do Google ou o Ant Design podem ser extremamente úteis. Elas fornecem um conjunto de componentes pré-desenhados e diretrizes de design que você pode seguir para criar interfaces coesas e esteticamente agradáveis.

  2. Bibliotecas de Componentes: Utilizar bibliotecas como o Bootstrap ou o Tailwind CSS pode facilitar muito a criação de layouts bonitos e responsivos sem precisar se preocupar tanto com o design do zero.

  3. Ferramentas de Inspiração: Sites como Dribbble e Behance são ótimos para buscar inspiração. Você pode ver o que outros designers estão fazendo e adaptar essas ideias para seus próprios projetos.

  4. Curso de Design Básico: Aqui na plataforma, você pode encontrar cursos que abordam fundamentos de design, como teoria das cores, tipografia e princípios de layout. Esses cursos podem fornecer uma base sólida para você começar a entender melhor o design:

  5. Figma e Sketch: Já que você mencionou o Figma, aproveite para explorar mais a fundo suas funcionalidades. Ferramentas como o Figma e o Sketch não são apenas para designers; elas também podem ajudar desenvolvedores a entender melhor o processo de design e a colaborar mais efetivamente.

Tente criar pequenos projetos por conta própria e peça feedback de colegas ou em comunidades online. A prática constante e o feedback são essenciais para o crescimento.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.