Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

UX Design

Especialize-se em usabilidade e experiência do usuário

0/11 Cursos finalizados
Esta formação faz parte da categoria Design & UX
100h

Para conclusão

11

Cursos

3

Vídeos extras

6

Podcasts

6

Artigos

Tudo é experiência

Não existe App ou site sem usuário. Uma ideia só vira um produto quando é usada por alguém de verdade. E um produto só é um sucesso quando a pessoa tem uma experiência voltada exclusivamente para ela.

A área de UX - Experiência do Usuário - é um campo riquíssimo de conhecimento e desafios sobre como facilitar o contato dos nossos usuários com nossos produtos digitais e como essas pessoas se sentem. É um mercado imenso, sendo importante na Web, na construção de aplicativos e até no mundo off-line. Um especialista UX é hoje bastante requisitado em todo tipo de projeto de tecnologia - desde pequenas startups até grandes empresas.

Nesta Formação, você vai aprender na prática como aplicar UX no dia a dia de um projeto. Desde a definição de funcionalidades a levantamento de personas, pesquisa com usuários e testes A/B. Vai aprender a criar e a testar seus protótipos com as melhores práticas de usabilidade. Além de usar ferramentas modernas como Canvas MVP, 360 view e Crazy Eights.

Com quem você irá aprender

  • Bruno Harnik

  • Leticia Mayumi Ozono

  • Natan Souza

  • Priscila Sonnesso

Passo a passo

  1. 1

    Imersão UX

    O primeiro passo é entender como UX se encaixa no dia a dia dos projetos. Compreender os conceitos essenciais de usabilidade, personas, priorização e técnicas comumente usadas no mercado. Além de como colocar tudo em prática no seu produto, mensurar e acompanhar os resultados.

  2. 2

    Divergindo UX

    Agora vamos abrir a mente pensando em outros contextos e processos de UX. A ideia é ampliar o que já vimos com UX e ver problemas diferentes em cenários diferentes.

  3. 3

    Usabilidade e além

    É importante entender alguns dos mitos mais comuns ao se aplicar UX no dia a dia. Nesta etapa, você vai perceber como detalhes impactam diretamente na experiência de uso do seu produto.

  4. 4

    Validação de ideias

    Um entregável bem importante da turma do UX é um protótipo que possa ser usado para testar a app ou o site, direto com usuários reais. Aprenda a criar protótipos com o Adobe XD. Além disso, organizar testes de usabilidade e apresentar seus resultados.

Parabéns, você completou a Formação UX Design

e tem várias empresas precisando de profissionais como você!

Para onde ir agora?

Parabéns, UX Designer! Chegamos ao final dessa Formação e você agora está pronto para encarar grandes desafios em projetos reais no seu dia a dia.

Tudo que você desenvolveu ao longo da Formação - análises, protótipos, personas, pesquisas - é a base para começar a montar seu portfólio pessoal. Organize todo esse material e apresente-o em entrevistas, disponibilize-o on-line em seu blog e em redes sociais. Assim você já começará a ser reconhecido como um profissional de UX.

Se ainda não trabalha com UX ou está procurando uma nova oportunidade, não deixe de ver as vagas de emprego de UX no hipsters.jobs.

Agora que você já está craque em UX, pode pensar nos próximos passos. Pense que você pode se especializar em algumas das subáreas de UX que estudamos. Pode ser um UX Researcher, ou ainda se aprofundar em criação de protótipos.

Aproveite também para participar da comunidade UX. Não deixe de comparecer em eventos e meetups. Discuta com outras pessoas, tanto nos eventos quanto on-line nos fóruns, blogs e grupos.

Muitos UX Designers se interessam também por UI. Aqui na Alura temos muitos cursos de design que você pode estudar.

Outro caminho possível é adentrar no mundo do Front-end. Isso pode te ajudar a criar protótipos reaproveitáveis e ao mesmo tempo te dar um belo diferencial competitivo no mercado, tanto brasileiro quanto internacional. Aqui na Alura temos a Formação Engenheiro Front-end.